“Escola, Museu e Território” promoverá inúmeras atividades nos dias 30 e 31, como instalações, teatro, contação de histórias e visitação à obra de reconstrução do museu.
O Museu da Língua Portuguesa lança o programa educativo “Escola, Museu e Território”. As atividades serão realizadas nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), no saguão da Estação da Luz. A programação gratuita é voltada para estudantes e aberta às famílias, aos frequentadores da estação e ao público em geral. O objetivo é rearticular o diálogo com jovens, educadores e moradores da vizinhança, antes mesmo da inauguração do museu, que está na última fase de reconstrução.
As atividades, incluindo um curso de formação para professores de escolas públicas da região sobre Território Educativo e Cultural, se estenderão pelos próximos três meses. Os resultados ajudarão a compor o programa educativo do museu após sua reabertura, em 2020. As ações estão sendo articuladas com uma rede de 23 instituições de educação, 25 de cultura, além de parcerias com instituições públicas de São Paulo.
O programa educativo “Escola, Museu e Território” é uma iniciativa do Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e tem como patrocinadores a EDP e o Grupo Globo, além de apoio da CPTM, do Itaú Social e do Governo Federal por meio da lei federal de incentivo à cultura.
Programação para estudantes de 4 a 14 anos
A cada 15 dias, às sextas-feiras (durante o dia inteiro), e no último sábado de cada mês (pela manhã), crianças e jovens poderão participar de atividades que estimulam diferentes linguagens; valorizam o idioma como forma de expressão e promovem reflexão sobre identidade a partir das relações sociais e culturais do bairro. Entre as ações desta sexta-feira estão teatro de palhaços, contação de histórias e uma ‘disco-aula’ com a história do hip hop, em uma programação segmentada por faixa etária: a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos); Mostra Eu, o Outro e Nós (8 a 10 anos); e Mostra Comunicação (11 a 14 anos).
A programação inclui ainda Clube de Leitura, com encontros comandados pelo escritor Marcelo Maluf que vão debater contos de autores brasileiros; e o Clube de Cinema, parceria com o Canal Futura que exibirá filmes seguidos de debates. Abertas ao público, as atividades são voltadas para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No sábado, a atração é a Obra Aberta, uma visita à obra de restauro do edifício do Museu com encenação de contadores de história, que vão revelar o processo aos olhos do público.
Ônibus Andante
Duas instalações interativas ocuparão o saguão da Estação da Luz, como parte do Laboratório da Língua, estimulando o público a investigar novas abordagens sobre texto, palavra e língua portuguesa. Os estudantes chegarão à Estação por meio do projeto Ônibus Andante. A atividade é um trajeto a pé, aos moldes de uma linha de ônibus, explorando a região da escola, com o objetivo de despertar o olhar e o interesse das crianças e jovens. No trajeto das três “linhas” do Ônibus Andante, os estudantes descobrem marcos urbanos, praças, prédios históricos e espaços públicos como o Vale do Anhangabaú e o Viaduto Santa Ifigênia, além das instituições culturais e escolares. O coletivo Ocupeacidade sinalizou os trajetos com uma intervenção artística que demarca o percurso e cria provocações poéticas a partir de pontos mapeados da região.
SERVIÇO:
Programa educativo “Escola, Museu e Território”
Local: Saguão principal da Estação da Luz
DIA 30 – SEXTA
LABORATÓRIO DA LÍNGUA
Instalações Museus Imaginários e Janelas Cruzadas
Exibição: das 10h às 16h
Ativações da instalação “Museus Imaginários”: das 11h às 12h30 e das 14h às 15h.
A instalação como o próprio nome indica, refere-se a um museu imaginário de história natural da Amazônia, criado pelos artistas Luisa Puterman e Bruno Garibaldi, do Projeto Sonora. “Janelas Cruzadas”, assinada pelo Grupo Cinza, consiste em letreiros luminosos que formam uma escultura efêmera, com textos que desenvolvem diversas possibilidades narrativas.
MOSTRA IMAGINAÇÃO
(Educação infantil e primeiros anos do Fundamental I – 4 a 7 anos)
Horário: 9h
Aula para imaginar mundos inadequados
Com Cia. Lona de Retalhos (Thais Póvoa e Carina Prestupa)
O nariz de palhaço é a menor máscara do teatro. Seu uso revela uma personagem que faz rir porque responde de forma inadequada a lógica e a estrutura da vida real.
CLUBE DE LEITURA
(Ensino Médio e EJA – Atividade precisa de inscrição)
Horário: 10h
Orientação: Marcelo Maluf
O escritor Marcelo Maluf orienta encontros mensais que terão como foco contos de autores brasileiros contemporâneos. A leitura dramática dos textos será feita pela ColetivA Ocupação, que reúne estudantes, artistas e performers.
MOSTRA EU, O OUTRO E NÓS
(Fundamental I – 7 a 10 anos)
Horário: 10h
“Amal”, com Livia Camargo e Oula A-Saghi
Como seria para uma criança ter que cruzar sozinha mares e fronteiras? Para centenas de milhares de menores refugiados desacompanhados é uma dura realidade. Adaptação do livro homônimo.
MOSTRA COMUNICAÇÃO
(Fundamental I – 11 a 14 anos)
Horário: 14h
Disco Aula (com Eugênio Lima)
Eugênio Lima, um dos fundadores do coletivo paulista Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, apresenta uma viagem musical através do hip hop, uma discotecagem comentada e crítica.
CLUBE DE CINEMA
(Ensino Médio e EJA – é necessário fazer inscrição)
Horário: 19h30
Orientação: Martha Kiss Perrone
Realizado em parceria com o Canal Futura. As sessões investigam a pluralidade da língua portuguesa, a partir do cinema documental, e são seguidas de debates mediados pela atriz e diretora Martha Kiss Perrone. Curtas-metragem de jovens cineastas abrem as sessões. No dia 30, será exibido o documentário “Levante”, que mostra como as novas tecnologias são ferramentas de transformação da realidade social.
31 DE AGOSTO
OBRA ABERTA
Horário: 11h
Senhas distribuídas 1 hora antes para o público em geral. Metade das senhas é reservada às comunidades escolares da vizinhança
Com Andi Rubinstein e Tomaz Huzsar. Roteiro de João Turchi
Visitas encenadas à obra de restauro do Museu da Língua Portuguesa revelando o processo aos olhos do público e explorando os significados da obra de um Museu dedicado a língua falada por 260 milhões de pessoas.