Ação esportiva promove intercâmbio cultural, valorizando tradições brasileiras e a prática da capoeira no município
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Esportes, promove até esse sábado, 24 de agosto, a Conexão de Capoeira Brasil e Chile. O evento conta com a presença de delegação de capoeiristas de Santiago, que fazem parte do grupo Berimbras.
Nessa quinta-feira, dia 22, o evento teve início com aula aberta e roda de capoeira na quadra da Sociedade Esportiva Nessa sexta-feira, dia 23, a Praça Central de Ribeirão Pires (Rua Boa Vista, S/N – Centro) sediará o lançamento do projeto Capoeira na Praça, às 19h.
A partir das 9h do dia 24, será promovida formação teórica e pratica com palestra da professora Elza da Silva Carlos, Elzinha, abordando o tema “Os Negros da África para o Brasil”, seguida de aula com o Mestre Pelé. As atividades acontecerão no Centro Técnico de Treinamento Vereador João Netto (dentro do Complexo Ayrton Senna – Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro).
No período da tarde, às 14h, o Ginásio Municipal Oziris Grecco, também situado no Complexo Ayrton Senna, receberá cerimônia de graduação dos alunos da Secretaria de Esportes e do núcleo de capoeira do Berimbras.
O projeto Conexão de Capoeira Brasil e Chile tem como objetivo promover a integração e o intercâmbio cultural – valorizando os costumes e tradições brasileiras.
“A capoeira tem um aspecto cultural importante. É uma excelente prática esportiva, que melhora o desenvolvimento motor. Em nossa gestão, os investimentos para esse esporte é contínuo, com eventos, seminários, congressos e competições” afirmou o secretario de Esportes da cidade, Iuquio Ywasaki.