Seguindo cronograma de atendimentos, unidade itinerante da Prefeitura percorre onze regiões da cidade nesse mês
No mês de agosto, o “Cidadania Móvel” – unidade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) da Prefeitura de Ribeirão Pires, dá continuidade ao cronograma de atendimentos à população. Além de facilitar o acesso de moradores a programas sociais, a equipe do “Cidadania Móvel” também realiza palestras de orientação sobre o Cadastro Único e programas sociais agregados a ele – entre os quais, o Bolsa Família.
Nessa quarta-feira, dia 14, o equipamento levou os serviços aos moradores do Jardim Serrano. Desde maio desse ano até a presente data, o Cidadania já atendeu cerca de 570 moradores de diversos bairros da Estância.
Ana Paula Pereira Santos, 36 anos, moradora do Parque Aliança, participou da palestra e aproveitou para obter informações sobre emissão de documentos pessoais. “Fiquei sabendo que o serviço estaria próximo da minha casa e aproveitei. Se eu fosse até o CRAS Centro, gastaria dinheiro com passagem, além do tempo para chegar. Hoje pude ter as informações que precisava, em um serviço que veio próximo a minha residência”, explicou.
Durante todo o mês, onze regiões do município receberão o “Cidadania Móvel”: Jardim Luso; Ouro Fino; Jardim Valentina; Santa Clara; Jardim Serrano; Somma; Jardim Esperança; Represa; Jardim Iramaia; Centro Alto e Jardim Vista Linda.
“Com a unidade do ‘Cidadania Móvel’, um veículo equipado para atender a população, especialmente nos territórios afastados do Centro, onde não há equipamentos do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, moradores estão sendo contemplados e atendidos pela equipe técnica da assistência social e tendo acesso a diversos programas e serviços”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.
No equipamento, é possível realizar cadastramento e atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada – BPC-LOAS para idosos e deficientes (a não-atualização cadastral pode acarretar a interrupção do benefício pelo Governo Federal), além de agendamento e orientações sobre outros serviços.
A unidade já percorreu os bairros Vila Aurora; Vila Suíssa; Jardim Valentina; Iramaia; Centro; Jardim Esperança; Santana; Santa Luzia; Jardim Luso; Jardim Vista Linda; Barro Branco e Vila Sueli. Em maio – primeiro mês de atividades da unidade – foram atendidos moradores dos bairros Parque Aliança; Vila Gomes; Pilar Velho; Santa Luzia e Jardim Esperança.
O “Cidadania Móvel” foi especialmente estruturado – com internet, notebook, entre outros itens – para promover orientações e ações sociais nos bairros afastados da área central da cidade, onde não há unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
O veículo, um Sprinter Mercedes-Benz, foi adquirido e equipado pela Prefeitura com recursos do Governo Federal, através do IGD-M, que qualifica a gestão local do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
Confira as datas e locais de atendimento do “Cidadania Móvel” no mês de agosto:
Dia 15 de agosto (quinta-feira)
Das 10h às 14h – Rua Ana Lacivita do Amaral, 28 – Jardim Valentina (próximo da Escola Estadual Valentino Redivo);
Dia 19 de agosto (segunda-feira)
Das 10h às 14h – Estrada do Somma, 2950 – Somma (em frente à E.E. Prof. Antônio De Pádua P. De Godoy);
Dia 21 de agosto (quarta-feira)
Das 10h às 14h – Rua Adélia Renzetti, 266 – Jardim Esperança (em frente ao ponto de distribuição do Programa Viva Leite);
Dia 22 de agosto (quinta-feira)
Das 10h às 14h – Rua Primo Bertoldo, altura do número 12 – bairro Represa;
Dia 26 de agosto (segunda-feira)
Das 10h às 14h – Rua Evaldo Braga, s/nº – Jardim Iramaia (ao lado do Bar do Jorge);
Dia 28 de agosto (quarta-feira)
Das 10h às 14h – Rua Isidoro Fontes, s/nº – Centro Alto (em frente à Escola Estadual Dom José Gaspar);
Dia 29 de agosto (quinta-feira)
Das 10h às 14h – Rod. Índio Tibiriçá, KM 42,5 – Jardim Vista Linda (em frente ao Bar do Peixe).