Análise de registros de homicídios em 310 municípios brasileiros mostra que a Estância ocupa a 28ª posição do ranking (Ipea, 2019)
Em dados divulgados nessa segunda-feira, dia 5, pelo Atlas da Violência – retratos dos municípios brasileiros, pesquisa realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nessa segunda-feira, mostra que a Estância Turística de Ribeirão Pires saltou sessenta e três colocações entre os anos de 2016 e 2017 e está entre as trinta cidades mais seguras do País.
O estudo avaliou os registros de homicídios em cidades com mais de 100 mil habitantes, e analisou dados de 310 municípios brasileiros. A Estância ocupa a 28ª colocação com 13 registros de homicídio no ano de 2017 (em 2016, o município ocupava a 91ª posição no ranking, com registro de 25 homicídios durante todo ano).
Índices criminais – Os indicadores de criminalidade seguem em queda na Estância Turística de Ribeirão Pires. Dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam redução nos índices de furtos e de homicídios no mês de junho desse ano, no comparativo com o mesmo período em 2018. O município teve queda de 30% no número de furto de veículos e 50% nos registros de homicídios.
No primeiro semestre de 2019, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, Ribeirão Pires manteve a diminuição dos indicadores. Roubo em geral apresentou queda de 24% e roubo de veículos teve queda de 27%. O índice de furto em geral teve diminuição de 21% – meses de janeiro a maio.
“Estamos investindo no fortalecimento de nossa Guarda Municipal e ampliando a integração com as polícias Civil e Militar. Também estamos modernizando a estrutura de trabalho de nossa GCM, que vem sendo, desde 2017, valorizada. Isso traz impactos positivos nas ações de combate à violência”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Investimentos municipais contribuem para a redução da criminalidade
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, e com o apoio de instituições da cidade, investe, desde 2017, no fortalecimento das ações de combate à criminalidade. Somente em março desse ano, a Guarda Civil Municipal ganhou duas novas viaturas – modelo Hilux – equipadas para o trabalho da ROMU.
A segurança na região central do comércio foi reforçada com a entrega de nova base 24h da GCM no calçadão situado entre o Terminal Rodoviário, a Estação de Trem e o Posto Atende Fácil da cidade. O município ganhou, ainda, nova Central de Videomonitoramento Integrado da GCM – que dá suporte à fiscalização das polícias Civil e Militar e de agentes de Trânsito do município.
Além disso, a cidade ganhou, também nesse ano, a incorporação de novos Vigilantes Patrimoniais ao efetivo da Guarda Civil Municipal. Os profissionais – aprovados em concurso público – foram capacitados para exercer suas atribuições – prestar serviços de vigilância dos próprios municipais e outros locais definidos pela Administração; realizar rondas nas dependências de edifícios e áreas adjacentes; controlar entrada e saída de pessoas, veículos e materiais, entre outras.
“A segurança da cidade e da população está entre as prioridades do atual governo. Além dos investimentos, temos promovido integrações com as GCMs e polícias de toda a região, aumentando a segurança e diminuindo os índices de criminalidade”, afirma o secretário de Segurança Urbana do município, coronel José Luis Martins Navarro.