3 de agosto: Dia do Capoeirista

No dia 03 de agosto, é comemorado dentro do Estado de São Paulo o Dia do Capoeirista, data que celebra uma grande atividade que ocorreu na Capital com vários Capoeiristas em torno do mesmo objetivo.

Em Ribeirão Pires também é celebrada esta data memorável para nosso esporte, luta e Cultura Brasileira desde o ano 2000, quando foi instituto o Dia Municipal do Capoeirista, de acordo a lei 4428/2000 de autoria do então vereador Gerson Constantino.

Esta lei foi criada pelo vereador devido a um projeto chamado “Capoeirando nas EMEIS”, que promovia a prática da Capoeira como matéria extracurricular aos alunos das Escolas Municipais de Ribeirão Pires. “O projeto foi um marcante na cidade, sendo referência em outros municípios, permitindo a crianças terem vivência das práticas da capoeira. Este projeto tem que voltar para a Rede Municipal, lembrando que existe a Lei 10.639 que inclui questões da cultura afro-brasileira na rede de ensino, que dá abertura para o ensino da nossa arte marcial brasileira”, afirma o Mestre Pelé que ainda relembra: “foi um momento áureo. Após este período, a capoeira se massificou e aumentou o número de praticantes na cidade e na região.

Para o mês do capoeirista, estão programadas diversas atividades. Hoje, a partir das 20h, será realizada Roda de Capoeira na Praça Central, a partir das 20h. No final do mês, entre os dias 22 e 24 de agosto, será realizada a Conexão de Capoeira Brasil e Chile, com entrega de cordões para alunos do Grupo de Capoeira Berimbrás, ao lado de uma delegação de capoeiristas vinda diretamente de Santiago (Chile), intercâmbio que acontece periodicamente, provando o sucesso obtido pelos praticantes da modalidade  no município.

Compartilhe

Comente

Leia também