Projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II visa melhoria do processo de aprendizagem
Uma das disciplinas com maior resistência para o aprendizado entre os estudantes, a matemática tem ganhado novos aliados na rede municipal de Ribeirão Pires. Unidades escolares da cidade estão usando jogos para, de forma didática e lúdica, tornar a matéria mais atraente.
Os alunos dos 8º e 9º anos da E.M. Engenheiro Carlos Rohm, Unidade I, na região central, e da E.M Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino Paulista, participaram do projeto “Jogando com a potenciação”.
O objetivo da ação realizada por meio de jogos de cartas foi propiciar momento para os alunos desenvolverem as suas habilidades. O jogo é composto por 18 pares de cartas que possuem a potência a ser calculada e seu respectivo resultado, e o vencedor é aquele que obtém o maior número de pares corretamente agrupados.
Ao final da atividade, foi promovida uma competição interclasse utilizando os jogos de cartas e os estudantes apresentaram paródias sobre o tema.
O professor de matemática da E.M. Engenheiro Carlos Rohm, José Wilson de Jesus, disse que durante as aulas foi trabalhada a potenciação no conjunto dos números racionais. “A iniciativa enriqueceu o aprendizado. A interação entre os alunos, enquanto jogadores, revelou questões que ainda precisam ser trabalhadas posteriormente com as turmas”, afirmou.
A secretária de Educação, Flávia Banwart, ressaltou a importância do Programa de Formação Continuada para o estímulo ao uso de jogos como apoio na melhoria da qualidade de ensino. “Por meio de iniciativas que saem da rotina, os estudantes desenvolvem habilidades que os ajudam no aprendizado, aumentando a capacidade de raciocínio lógico, estimulando o pensamento de forma criativa, o trabalho em equipe, além de aprenderem a lidar com erros e acertos”, explicou.