No local, pessoas em situação de rua recebem alimentação e todo o apoio necessário no período de sua estadia
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, os serviços municipais voltados ao atendimento de moradores em situação de rua são reforçados. Em Ribeirão Pires, o trabalho é realizado, há 15 anos, pela Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo – conhecida como Casa da Acolhida.
Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura, a entidade de passagem, com capacidade para o acolhimento de até 40 pessoas/dia, disponibiliza – além de espaço para dormir, se alimentar, tomar banho, entre outros cuidados – apoio social para emissão de documentos, reinserção social e até mesmo recâmbio, no caso dos assistidos que desejam retornar à região de origem. O trabalho é feito por equipe treinada, que conta com assistentes sociais e psicólogo.
A Casa da Acolhida possui veículo devidamente identificado para realizar rondas pelo município, especialmente nos pontos onde os moradores de rua costumam a ficar. O serviço é integralmente gratuito. Os profissionais que atuam na abordagem dos moradores em situação de rua usam uniformes e identificação. A pessoa em situação de rua não é obrigada a ir à Casa da Acolhida. O atendimento é feito apenas com o consentimento do morador.
O espaço da Casa é estruturado, de forma separada, para o atendimento de homens e mulheres, prezando pela segurança e bem-estar dos moradores. O local também conta com canil para o acolhimento dos animais das pessoas assistidas.
O serviço pode ser acionado pelo telefone 4829-3090. A Casa da Acolhida está situada na Rua Eraldo Nascimento de Paula, Vila Bonita.
Campanha do Agasalho 2019 – Além de atuar para o atendimento de moradores em situação de rua, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Ribeirão Pires, está reforçando a divulgação da Campanha do Agasalho no município. Em mais de 50 pontos de arrecadação pela cidade, a população pode contribuir com a doação de cobertores, blusas, calçados, entre outras peças de frio em bom estado de conservação.
Os itens arrecadados já estão sendo triados e encaminhados à famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social da cidade, por entidades e em comunidades do município. Confira os pontos de arrecadação! (Clique aqui!)