Está querendo ensinar cachorro a fazer alguns truques? Separamos algumas dicas infalíveis para isso! Continue lendo e aprenda como ensinar cachorro!
Além de encantadores, os truques podem ser muito úteis em situações de estresse em cães, como passeios, visitas em casa ou mesmo viagens. Continue lendo e aprenda como ensinar seu peludo!
Truques: mais que brincadeiras
Saber como ensinar cachorro a dar a pata pode ser muito divertido. Mas você sabia que, esses ensinamentos também podem trazer benefícios para o pet? Segundo o médico veterinário da Petz, Dr. Thiego Aguilar, os truques são ótimos para a saúde! Esses exercícios podem auxiliar na:
- Saúde mental: os exercícios estimulam o pet, que ficará menos estressado e ansioso durante o dia;
- Saúde física: claro, os passeios são fundamentais e a principal fonte de exercícios para cachorros. Mas os truques também ajudam o pet a se movimentar e estimular um bom funcionamento do organismo;
- Comportamental: talvez o principal motivo para um tutor ensinar truques para cachorro, seja porque eles ajudam os pets com problemas de comportamento a se acalmarem,
- Comunicação: um cachorro que sabe truques se comunica melhor com o tutor e sabe ler os sinais corporais. Você também saberá entender a linguagem de seu amigo!
Não faltam motivos para começar a ensinar o seu amigo a fazer truques! Tudo pronto para aprender como ensinar cachorro?
Começar a ensinar cachorro
Para começar com o pé, ou melhor, com “a pata” direita, o ideal é definir qual o propósito do treinamento. Será apenas para brincadeira? Ou, talvez, para melhorar o comportamento do pet? Além disso, saber como ensinar cachorro a obedecer, pode parecer uma tarefa fácil, mas, às vezes, também é necessário contratar um adestrador.
Outro ponto que devemos destacar é que cada cachorro tem sua trajetória. Por isso, respeite o tempo do seu amigo. Por fim, o momento de treinamento deve ser divertido e agradável, e não estressante! Ensine seu filho de quatro patas de forma leve e bem-humorada!
5 truques para ensinar cachorro
Com os ideais para ensinar cachorro em mente, podemos começar as tarefas! Busque iniciar o treinamento com calma, em um ambiente confortável e com tempo de sobra.
O método mais recomendado por especialistas e adestradores é o reforço positivo. Ou seja, a cada avanço do pet, ele recebe um petisco! A seguir, um passo a passo para os truques mais comuns.
Sentar
Além de ser muito útil em momentos em que seu amigo fica um pouco exaltado, fazer o cachorro sentar e deitar serve de base para muitos truques, devendo ser um dos primeiros a ser ensinado. Para isso:
- Pegue um petisco;
- Mostre-o para o cachorro e capture sua atenção;
- Aproxime o petisco do focinho e vá movendo-o para atrás das cabeça;
- Diga “senta”, quando o cachorro sentar,
- Dê o petisco e faça um elogio!
Ficar
Um dos truques mais clássicos, demonstra a inteligência e obediência do pet! Além disso, o ficar é muito útil em situações em que você precisa que o cachorro fique quieto, como durante uma visita ou quando o portão da casa está aberto.
- Faça o cão sentar;
- Diga “fica” enquanto mantém uma mão aberta, próxima ao pet mas sem tocá-lo;
- Afaste a mão aos poucos;
- Elogie seu amigo e dê um petisco,
- Aumente gradualmente o tempo que o pet precisa ficar parado, até que ele domine o comando.
Dar a pata
- Dar a pata é um dos truques favoritos entre pets e tutores! Além de demonstrar a inteligência do cachorro, é uma brincadeira muito fofa e que fica ótima em fotos! Perfeito para impressionar as visitas.
- Faça o cão sentar;
- Pegue um petisco com a mão fechada;
- Aproxime do cachorro, com a mão fechada, para que ele sinta o cheiro;
- Estimule que o cachorro estenda a pata em sua direção;
- Diga o comando “dá a pata”;
- Abra sua mão e dê o petisco,
- Elogie o comportamento do seu amigo!
Deitar
- Outro truque bastante impressionante, deitar mostra um pet calmo, obediente e carinhoso! O deitar também pode ser uma boa opção para acalmar seu amigo em situações estressantes.
- Faça o cão sentar;
- Pegue um petisco com a mão fechada;
- Aproxime o petisco do cachorro, com a mão fechada, para que ele sinta o cheiro;
- Abaixe o petisco até próximo do chão;
- Estimule que o cachorro deite;
- Diga o comando “deita”;
- Abra sua mão e dê o petisco,
- Elogie o comportamento do seu amigo!
Rolar
- Se o deitar já é um ótimo exemplo da inteligência e obediência do cachorro, o rolar é ainda mais impressionante! É um dos truques mais complexos e vai fazer seu cãozinho se destacar entre as visitas!
- Faça o cão deitar;
- Pegue um petisco com a mão fechada;
- Aproxime o petisco do cachorro para que ele sinta o cheiro;
- Comece a mover sua mão desenhando um círculo acima da cabeça do cachorro;
- Se o cachorro tiver dificuldades de entender, estimule que ele faça o rolamento;
- Diga o comando “rola” quando ele terminar;
- Abra a mão e dê o petisco,
- Elogie o comportamento de seu amigo
Fonte: Petz