Mural de Arte estimula criatividade dos alunos na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires

Aula da disciplina de Artes, na E.M. Engº Carlos Rohm I, teve como tema “Janelas e Percepção”

Atividades de desenho, pintura, colagem, entre outras, são recursos presentes nas salas de aula das Escolas Municipais de Ribeirão Pires. Para fortalecer os trabalhos artísticos com os alunos, de forma a estimular a criatividade e a expressão das crianças, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promove formações para os professores da área. Os profissionais estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Na Escola Municipal Eng.º Carlos Rohm, a professora Sandra Aparecida dos Santos, que participou da capacitação Janelas e Percepção”, ministrada pelo artista plástico Luiz Bittencourt, desenvolveu as novas técnicas para a confecção de mural com os alunos do 8º ano. O trabalho está exposto no pátio da unidade escolar.

De acordo com a professora Sandra, as atividades foram desenvolvidas em grupo para o uso da percepção e as janelas no contexto individual e também pela visão do outro. “Os alunos utilizaram carvão para desenhar as linhas e tinta guachê para a pintura. Na aula, foi  desenvolvida a criatividade, o que aumentou o repertório cultural e estético”, explicou.

Para a aluna Sara Quintão Pereira, o mais importante foi o lado prático da atividade. “A aula prática utilizando carvão e tintas foi importante para trabalharmos os conceitos no individual, no coletivo e ainda despertou a nossa criatividade”, disse.

Capacitação – A formação com o tema “Janela e Percepção” consiste em oito aulas ministradas pelo artista plástico Luiz Bittencourt, com o objetivo de capacitar professores de artes para que possam aprimorar a disciplina com os alunos, buscando desenvolver o aprendizado por meio da pintura em tela e das artes plásticas. As aulas tiveram início em março e encerram no próximo dia 18 de junho.

De acordo com a secretária de Educação, Flávia Banwart, a gestão tem buscado parcerias, envolvendo os profissionais da Educação, com o olhar voltado para aprendizagem do aluno. “A formação para as equipes da disciplina de Artes garante maior qualidade para essas aulas, além da ampliação das ações e projetos desenvolvidos durante o ano com os alunos da rede municipal”, explicou a secretária de Educação.

 

Compartilhe

Comente

Leia também