Muitos animais hoje são considerados membros da família, e é uma verdade que queremos ou precisamos em alguns casos transportar os animais conosco seja à passeio, em caso de mudança ou para uma visita ao veterinário.
Veja as recomendações do Procon e condições das operadoras sobre transporte de animais com segurança seja de carro, trem ou ônibus e evite multas ou transtornos na hora do passeio com seu melhor amigo cão ou gato.
No início deste ano foi sancionada lei que que regulamenta o transporte de animais domésticos de pequeno porte nos trens do Metrô, CPTM, ônibus intermunicipais e VLT da EMTU.
Pelas novas regras, os animais devem pesar no máximo 10 quilos e ser acomodados em caixa de transporte própria, sempre fora dos horários de pico, ou seja: das 4h40 até às 6h; das 10h às 16h e das 19h até meia-noite em ônibus, trens e metrô.
O animal só poderá ser transportado em horários de pico caso haja agendamento cirurgias mediante apresentação de solicitação formal assinada pelo médico veterinário constando data, horário e motivo da operação.
Os cães-guias tem liberação diariamente, durante toda a operação.e nos trens da CPTM os animais podem andar durante toda a operação.
É necessário ter bom sens. O transporte é viável sem prejudicar a comodidade dos passageiros e terceiros, sempre observada a proibição do transporte do animal que, por sua ferocidade, peçonha ou saúde, provoque desconforto ou comprometa a segurança do veículo e das pessoas presentes.
Para viajar de ônibus fretado é necessário apresentar atestado que comprove as boas condições de saúde do animal como carteira de vacinas e laudo veterinário e o tutor deverá pagar uma passagem extra para acomodá-lo ao seu lado dentro da caixa de transporte não podendo ficar solto a bordo do ônibus.
Também é importante consultar a empresa de ônibus para saber quais são suas regras condições e a documentação necessária para o transporte de animais pois geralmente há limitação de dois animais em cada viagem.
Os cães-guia não precisará pagar pelo transporte, seja em viagens de avião ou de ônibus.
O transporte de animais em carros, principalmente de cães é simples pela legislação mas muito polêmico pois hoje se tornou hábito levar seu bichinho solto dentro do carro com a cabeça para fora da janela no banco do passageiro.
Porém o animal não pode ser transportado no colo dentro do carro ou à esquerda do motorista, este deve ser conduzido em caixa ou utilizando cinto de segurança apropriado. Vale também a regra para que ele não viaje com a cabeça fora da janela, o que pode trazer riscos à segurança dos ocupantes do veículo e multa ao motorista.
Um animal solto no carro pode sofrer uma queda dentro do carro em uma freada brusca ou da janela causando traumatismos sérios ou ainda mesmo distrair o motorista gerando um grave acidente.
O valor da multa é de R$ 130,16, uma infração média e gera 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Também é proibido levar o animal na parte externa do carro. Nunca transporte animais dentro de um bagageiro, em cima do teto do veículo ou em caçambas. Podem ocorrer sérios acidentes caso o animal tente pular do carro em movimento, principalmente se este estiver preso por coleira de contenção pelo pescoço podendo causar enforcamento ou lesão cervical. Esta prática é uma infração de trânsito e a multa sai no valor de R$ 195,23 e o motorista leva 5 pontos na CNH além do carro é retido para transbordo e só será possível seguir viagem se o animal for retirado e transportado de acordo com a lei.
Dentro do carro, o cinto de segurança para cachorros é uma ótima opção para cães entre 5 e 50 kg. O cinto deverá envolver o peito, costas e ombros do animal limitando sua movimentação dentro do veículo evitando acidentes posteriores. A segunda opção seria a utilização da grade divisória dentro do veículo, opção indicada para animais mais agitados que não tem hábito de andar de carro.
Mas ainda sim a melhor opção é a caixa de transporte. Ela é segura, possui travas de segurança a prova de animais e há de todos os tamanhos se ajustando ao porte do seu animal.
Seja de carro, trem ou ônibus, o ideal é condicionar seu melhor amigo ao passeio progressivamente até que se torne um hábito, tornando assim o transporte tranquilo e prazeroso evitando acidentes e prezando pela vida dos animais, das pessoas a bordo e de terceiros no trânsito.
Respeite a lei, respeite a vida.
Colaboração: Lia Silva – estudante de veterinária, tosadora e proprietária de petshop.
contato: (11)953114545 whatsapp
e-mail: [email protected]
facebook: http://facebook.com/betvilaaurora
instagram: http://instagram.com/banhoetosavilaaurora