A instalação de novos comércios na área central amplia a oferta aos consumidores, geram novos empregos e movimentam economia local
A área central de comércio da Estância Turística de Ribeirão Pires recebeu no primeiro trimestre desse ano novos empreendimentos na área de gastronomia. Novas lojas abriram as portas aos moradores e visitantes da cidade, ampliando a oferta de produtos e, por consequência, movimentando a economia local. Duas franquias – Eskimó e Tradicional – Bolos e Tortas, e uma unidade própria – Cubo Geek – apostaram na localização e no potencial de consumo de Ribeirão Pires como estratégia de negócio.
A demanda do mercado foi o que motivou Roberto Carlos Santos, 54 anos, proprietário da Eskimó em Ribeirão Pires, a abrir segunda loja da sorveteria no município. “Recebi muitos pedidos de clientes do Centro, Centro Alto e bairros próximos para que houvesse uma unidade mais próxima. A região central é muito movimentada, por estes motivos, decidi pela abertura de uma nova unidade”, conta.
Natural de Santo André, o empresário acredita no potencial da cidade. “Moro aqui há vinte anos, gosto muito do clima, da natureza e das pessoas que moram na Estância. Sempre quis ter um empreendimento aqui. Quero ver a cidade crescer e evoluir”, disse Santos, que também aposta em investimentos públicos para fortalecer a atividade comercial em Ribeirão.
Além da sorveteria, nesse ano, dois novos comércios chegaram à Rua Felipe Sabbag – uma das vias que integra o Boulevard Gastronômico. Em janeiro, a loja Cubo Geek – Original Food iniciou as atividades. “Eu e meu sócio quisemos unir gastronomia e entretenimento, com foco na cultura geek. Antigamente, Ribeirão era uma cidade muito frequentada por pessoas de fora. Espero que com incentivos do Poder Público, dos comércios e da população, a cidade volte a ser ponto de encontro, principalmente na região central” afirma Milton dos Santos Júnior, de 40 anos, sócio-proprietário da empresa.
Em março, Kamila Tiemy Takaki, de 23 anos, iniciou os atendimentos da Tradicional – Bolos e Tortas. Moradora do Jardim Valentina, Kamila possui uma unidade da franquia em Mauá e viu a oportunidade de trazer o comércio para o município. “Pude gerar empregos na minha cidade. Acho que com investimento em melhorias, Ribeirão poderá atrair novos visitantes, gerando movimento nos comércios da região”, declara.
“A ampliação e abertura de novos negócios em nossa cidade representam ganho para a geração de empregos, de renda às famílias e também receita ao município. Os investimentos que estamos realizando em infraestrutura turística, com o apoio do Governo do Estado, são estratégicos nesse sentido. O Boulevard Gastronômico, área estruturada para o receptivo de visitantes, e outros atrativos de nossa Estância compõem roteiros com potencial para fomentar a economia local, e por essa razão estão sendo explorados tanto pelo Poder Público como pela iniciativa privada”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.
Ações de fomento – Desde o início de 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires trabalha para estimular a atividade turística no município. Com a reorganização financeira e administrativa da cidade, o município garantiu as condições necessárias à recuperação de recursos que foram perdidos em anos anteriores, bem como para a celebração de novas parcerias.
Projetos como o Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2; a construção do novo Parque Oriental, onde antes estava situado o camping municipal; a revitalização da Avenida Kaethe Richers; a inauguração (em 2017) do Portal Turístico da cidade; obras de recapeamento de vias centrais; a revitalização de pontos turísticos – entre os quais Mirante Santo Antônio (que ganhou, em sua escadaria, Via Crucis), Mirante São José e Igreja do Pilar; e a retomada do calendário oficial de eventos do município fazem parte das ações de estímulo ao setor.
Em 2017, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, retomou as atividades do Conselho Municipal de Turismo. No mesmo ano, criou lei de incentivos fiscais par ao setor hoteleiro. A participação da cidade em feiras do segmento turístico; a formação de gestores e empresários para a elaboração do Plano Diretor do Turismo – concluído em 2018, e a preservação do patrimônio municipal também integram o pacote de medidas para o fortalecimento do turismo local.
“As ações que estamos promovendo já apresentam impactos positivos na vida dos moradores e estão atraindo mais visitantes a Ribeirão Pires. Parte dos investimentos e projetos em curso terão resultados em médio e longo prazo. É preciso consolidar o turismo como atividade econômica viável. Potencial o município tem de sobra. Prova disso é a movimentação de empresas que sinalizam interesse em investir no município, além, claro, do crescimento da visitação de nossos pontos e de nossos eventos municipais”, avaliou César Ferreira, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância.