Melhor em Casa leva atendimento domiciliar a pacientes de Ribeirão Pires

A humanização dos serviços da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires está no topo da lista de prioridades da Prefeitura. Desde 2017, serviços que estavam paralisados foram retomados. Outros programas e ações foram fortalecidos, a exemplo do Melhor em Casa, que leva atendimento e acompanhamento domiciliar a pacientes que não podem se locomover até unidades de saúde da rede municipal.

Nos últimos dois anos, 120 moradores foram atendidos pela equipe do Melhor em Casa. São histórias como a de Marina dos Santos, 60 anos, que reside no Jardim São Francisco com a filha Cristiane, 43 anos. “Ia ser difícil cuidar dela sem essa ajuda”, disse Marina. “Eles vêm em casa medir a pressão, fazer o dextro e os exames de rotina. Tem também a médica e a fisioterapeuta. Tudo o que precisamos vem e sempre fomos muito bem atendidas. A equipe nos orienta nos curativos e sempre vem quando chamamos”, disse.

A equipe multiprofissional do Melhor em Casa é formada por especialistas – médicos, enfermeiro e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, além de profissionais que cuidam da parte administrativa. As visitas da enfermeira responsável no programa são acompanhadas por assistente social, que presta suporte aos familiares dos pacientes. “Como eu cuido da minha filha sozinha, a assistente sempre pergunta como estou, se preciso de auxílio. É sempre bom ter alguém pra conversar”, contou a mãe de Cristiane.

Do total de pacientes assistidos pelo programa nos últimos dois anos, 60% apresentou melhora do quadro de saúde e retomaram o atendimento nas unidades da Atenção Básica.

Prefeitura investe na ampliação do Melhor em Casa:

Em janeiro de 2018, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires inaugurou nova sede do Melhor em Casa, localizada na Avenida Santo André, no Centro Alto. Por meio do programa federal, que repassa mensalmente ao município R$ 50 mil, a Prefeitura realiza atendimento e acompanhamento de internações domiciliares.

A formalização do Melhor em Casa em Ribeirão Pires foi efetivada pela Prefeitura no início de 2017, com a apresentação de projeto ao Ministério da Saúde e adesão ao programa federal.

Para receber o atendimento, o paciente deve apresentar laudo médico solicitando a inclusão no Melhor em Casa. A equipe multiprofissional do programa realiza visita ao paciente para avaliação do caso e iniciar os cuidados necessários, estabelecidos de acordo com a condição de cada quadro.

Saúde aprimora atendimento do Melhor em Casa

Como parte do calendário de atividades permanentes da Atenção Domiciliar, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realiza reuniões com familiares de pacientes atendidos pelo Melhor em Casa. Nos encontros, além de receberem avaliação dos moradores sobre os serviços prestados, para o aperfeiçoamento do programa, os profissionais da Prefeitura recebem novas demandas e compartilham informações e orientações sobre cuidados aos pacientes.

“A Importância do Cuidador no Atendimento Domiciliar” foi tema de reunião promovida no mês de dezembro do último ano. Além disso, atendimento técnico e humanizado; cuidados com paciente de alta complexidade; cuidados diários refletidos na melhoria e recuperação de cada paciente; administração de medicamentos de uso contínuo e esporádico; e cuidados com acessórios que o paciente precisa manter, como sondas, foram assuntos tratados nos encontros.

“Trabalhamos com o objetivo de promover a educação permanente em saúde pública domiciliar, especialmente junto dos familiares das pessoas assistidas pela rede municipal, por meio do Melhor em Casa. Integramos a família, os pacientes e nossas equipes para que esse trabalho tenha maior resolutividade, atingindo bons resultados, seja na recuperação, ou na expectativa de garantia e melhora na qualidade de vida a essas pessoas e seus familiares”, explicou a enfermeira e coordenadora do programa em Ribeirão Pires, Célia Regina.

Compartilhe

Comente

Leia também