Nos meses de novembro e dezembro, como já é tradicional em Ribeirão Pires, foi realizada a promoção de natal da Aciarp, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires, com o objetivo de promover o comércio local por meio do sorteio de prêmios distribuídos aos clientes das empresas participantes que, mediante o preenchimento de cupons depositados em urnas durante o período da ação distribuídos de acordo com o valor gasto, ganhavam o direito a concorrer.
Para a edição 2018, foram cerca de R$ 30 mil em brindes que foram sorteados em evento realizado na tarde do último dia 4 de janeiro na sede da entidade, localizada no Centro de Ribeirão Pires. Isso poderia ser o ponto final de mais uma campanha, contudo, uma sucessão de falhas comprometeram o processo e podem, inclusive, levar à sua anulação por algum participante que se manifeste inconformado.
A redação do Jornal Mais Notícias averiguou que havia uma falha no regulamento do concurso que apontava o valor incorreto dos prêmios que seriam sorteados. O documento, que estava disponível no site da entidade, apontava que os valores em dinheiro que seriam concedidos aos sorteados estavam com valores discrepantes, com o valor do prêmio grafado numericamente sendo diferente do valor relatado por extenso. No caso, vale-compras em valores de R$ 1.000 e de R$ 750 descritos como “quinhentos reais”, ou seja, uma diferença de 50% e 100% em relação ao prêmio real.
Antes do sorteio, a direção da entidade e o próprio presidente, Gerardo Sauter, foram avisados sobre esta discrepância. Contudo, ignoraram o fato, relatando que o erro havia sido corrigido antes da realização do sorteio. Vale ressaltar que a incorreção permaneceu no site da entidade do início da ação, em 13 de novembro, até ao menos o dia 28 de dezembro, conforme relatório de arquivo da internet obtido por nossa redação. Ou seja: por 46 dias, os participantes estiveram disputando uma premiação sob regras incorretas.
Mais do que isso: houve uma alteração sem comunicação prévia, o popular “mudar a regra com o jogo em andamento” o que compromete a lisura de todo o processo, tendo em vista que, por exemplo, não foi publicada uma retificação anulando a primeira versão do regulamento e validando a nova, como é praxe por exemplo, em concursos públicos. Uma forma simples de se manter a transparência e legalidade do processo.
Só esta irregularidade já seria suficiente para questionar a promoção por algum participante (vencedor ou não) que se sinta prejudicado. Em um âmbito maior, poderia desencadear inclusive em anulação, o que traria sérios problemas tanto de credibilidade quanto jurídicos à Aciarp.
Em contato com nossa redação, a entidade se posicionou sobre o fato por meio de nota: “A Aciarp, assim como qualquer outra empresa, é passível de erros, mas além disso, sabe reconhecê-los e corrigí-los. Porém, nos papéis impressos, inclusive na recepção da Aciarp estava visível para os visitantes. No entanto, também podemos considerar que, a internet, por conta do sistema de cachê e tempo de propagação, que são usados pela Associação para agilizar o acesso, algumas pessoas podem ter visto o texto errado, mesmo depois de alterado. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao senhor Gazeta, editor do Jornal Mais Notícias que assim que verificou os erros de digitação prontamente nos informou sobre o equívoco. É a atitude que esperamos de todos os nossos associados, já que somos uma associação, onde nossa base é o cooperativismo, para juntos alcançarmos dias melhores a todos. Sobre os ganhadores, acreditamos que não há problemas porque eles já retiraram seus prêmios e foram informados do ocorrido, não havendo, assim, nenhum questionamento por parte deles”.