Kiko Teixeira, prefeito de Ribeirão Pires
Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, o prefeito de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB) fez uma análise do ano de 2018, seu segundo à frente da Prefeitura e também projeções para 2019, em que promete uma agenda intensa de trabalho. Leia a seguir.
Mais Notícias – Em sua opinião, qual o grande feito da gestão em 2018?
Kiko Teixeira – Esse foi um ano de muito trabalho e da entrega de conquistas aos moradores da cidade. Quando assumimos o Governo, em 2017, o cenário era desafiador. É de conhecimento dos moradores o caos em que a cidade se encontrava administrativamente e financeiramente. Nos primeiros doze meses de gestão, nos dedicamos à reorganização da Prefeitura, trabalho que nos deu condições para retomar projetos, celebrar novas parcerias e assegurar direitos tanto para a população, quanto para os próprios servidores. A partir de 2018, começamos a colher os frutos dessas ações. Com as contas em ordem, celebramos novos convênios que trouxeram recursos para obras que estão em andamento na cidade, fortalecemos as parcerias iniciadas em 2017 e que estão transformando para melhor a realidade dos serviços públicos, desenvolvemos e implantamos projetos sociais, no esporte, para a cultura, entre outras áreas. Em todos os setores, tivemos avanços significativos, que contemplaram diferentes regiões de Ribeirão Pires.
MN – A cidade recuperou o poder de investimentos e já tem algumas obras em andamento. Quais os planos para os próximos meses?
KT – Nesse ano ampliamos a celebração de novas parcerias junto ao Estado e também tivemos avanços na articulação com o Governo Federal para a liberação e repasse de recursos destinados à obras na cidade. Temos como exemplos emblemáticos a construção do novo Parque Oriental, a implantação do Boulevard Gastronômico – fases 1 e 2, o recapeamento de vias da região do comércio central e a revitalização do canteiro central da Avenida Kaethe Richers, intervenções em andamento na cidade. Esses projetos, além de serem importantes para a infraestrutura do município, integram ação de estímulo da atividade econômica local, por meio da valorização de nossa Estância e do incentivo ao turismo. Nesse mês, assinamos mais um convênio com o Governo do Estado para a implantação de Parque Linear no entorno do Ribeirão Grande. Outras obras, como a construção de UBSs, recapeamento de vias, a construção do Centro de Iniciação ao Esporte do Jardim Serrano, o Galpão de Triagem de Ouro Fino, seguem em andamento. Vale ressaltar que regularizamos convênios celebrados por gestores anteriores, retomando obras paralisadas, entre as quais o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Quarta Divisão. Trabalhamos em novos projetos e no fortalecimento de parcerias para garantir ainda mais recursos que serão destinados à obras em todos os setores.
MN – Regionalmente, há uma crise com saída de municípios do Consórcio, enfraquecendo o regionalismo. Como ex-presidente da entidade, qual sua análise? Como esse êxodo afeta Ribeirão Pires?
KT – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC é referência nacional em integração regional. A relevância da entidade para o debate e proposição de iniciativas conjuntas entre os municípios para a superação de desafios comuns é inegável. Decisões políticas das cidades devem ser respeitadas, mas a agenda positiva de propostas segue na pauta entre os municípios consorciados. A integração regional nos dá mais força e representatividade em pleitos junto ao Estado e à União. Esse é um dos aspectos que faz do Consórcio estratégico para o desenvolvimento de nossas cidades.
MN – Teremos novos presidente e governador a partir de janeiro. Isso, de alguma maneira, afeta a boas relações construídas entre Ribeirão Pires e os governos estadual e federal?
KT – Temos como diretrizes de nosso Governo a elaboração e implantação de projetos sólidos para o desenvolvimento de nossa cidade e ações pautadas pela responsabilidade na gestão dos recursos públicos. Trilharemos esse caminho nos próximos anos, fortalecendo a relação com lideranças do Estado e União. Nesse primeiro biênio, graças ao apoio estadual e federal, viabilizamos série de melhorias e intervenções, como as mencionadas anteriormente. Trabalharemos para ampliar esse ritmo de trabalho, buscando novas parcerias para nossa cidade.
MN – As áreas da saúde e educação foram pontos de muitas críticas em gestões anteriores. Quais avanços podem ser destacados nesses setores?
KT – A saúde municipal estava, antes de 2017, abandonada. A realidade era um verdadeiro desrespeito às pessoas. Com seriedade e a contribuição dos profissionais da rede municipal, reestruturamos o setor, retomando serviços antes paralisados e fortalecendo as ações nas unidades. O Hospital e Maternidade São Lucas é exemplo desse processo de transformação. Revitalizamos a unidade e, em parceria com o Grupo São Cristóvão Saúde, ampliamos consideravelmente o número de procedimentos realizados. Foram mais de 900 partos feitos entre janeiro e novembro desse ano. Realizamos mais de 1800 exames de tomografia, em aparelho que, em gestão anterior, estava encostado em uma sala da UPA. Iniciamos as cirurgias ginecológicas e ampliamos as pequenas cirurgias dermatológicas, totalizando quase dois mil procedimentos realizados gratuitamente. Esse trabalho está sendo realizado em todas as unidades de saúde do município. Na Educação, a valorização dos profissionais, por meio de cursos de qualificação, a integração da comunidade escolar e a parceria gratuita com o Instituto Ayrton Senna estão entre os pontos contribuem para os avanços evidenciados em números no setor. Nossa cidade registrou a maior evolução no IDEB no Grande ABC, com nota 7 nos anos iniciais do Fundamental.
MN – Quais as perspectivas de avanço para Ribeirão Pires em 2019? Qual mensagem o senhor deixa aos moradores?
KT – Assim como foi nesse ano, em 2019 teremos agenda intensa de trabalho para viabilizar novos investimentos e intervenções na cidade – na estrutura de unidades e locais de atendimento, em espaços públicos de lazer e prática de atividades físicas, para fortalecer o receptivo turístico, entre outras. A qualidade do serviço prestado à população seguirá no topo da lista de prioridades de nosso Governo, honrando nosso compromisso com os cidadãos ribeirãopirenses. As ações sociais permanecerão em pauta, prezando pelo desenvolvimento das famílias de nossa cidade, assim como o apoio aos empreendedores do município. Nossas equipes estão empenhadas, trabalhando para entregar aos moradores bons resultados na segurança, em infraestrutura, na saúde e na educação. Com responsabilidade, junto de parceiros da cidade, seguiremos avançando. Desejamos a todos prosperidade, realizações e muita paz. Que esse 2019 seja mais um ano de trabalho e da celebração de novas conquistas.