Nos últimos tempos, os moradores de Ribeirão Pires têm notado mudanças em diversas ruas e avenidas da cidade. Melhorias, como a recuperação de faixas de pedestre e a implantação de travessias elevadas estão entre as diversas ações promovidas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (comandada pelo secretário Adão Alves).
Para realizar tais obras, a Prefeitura firmou convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo do Estado, o qual disponibilizou para o município aproximadamente R$ 1,1 mi, destinados às melhorias estruturais no sistema viário, garantindo mais segurança a pedestres e condutores, além de ações de educação para o trânsito. No total, 15 projetos foram aprovados e estão sendo implementados na Estância.
Do valor total do recurso, em torno de R$ 550 mil foram destinados à Engenharia de Trânsito, com a revitalização de 15 endereços, dentre os quais foram incluídas cinco travessias elevadas nos seguintes pontos: Dois na Rua João Domingues de Oliveira; dois na Avenida Francisco Monteiro com a Pedro Ripolli, e um na Avenida Capitão José Gallo com a Avenida Prefeito Valdírio Prisco.
Os pontos que receberam as faixas elevadas foram selecionados com base em dados do Governo do Estado – InfoSiga e InfoMapa, que identificam áreas onde há índices mais elevados de acidentes de trânsito. Como forma de aumentar a segurança nesses locais e contribuindo para a queda de ocorrências, as faixas foram instaladas em tais locais.
Outras melhorias, tais como pinturas horizontais e reestruturação de sinalização vertical estão sendo realizadas por meio do mesmo convênio.