Desde que assumiu a Prefeitura, em 2013, Gabriel Maranhão tem caracterizado sua gestão em três vertentes: Saúde, educação e esporte. Novamente, todas foram contempladas neste último ano com mais verbas e novidades.
Saúde – Na que talvez seja a área mais importante, há muitas novidades. A começar pela UBS Sítio Maria Joana, que passará a ter sede própria (Rua Quatro, 45, Sítio Maria Joana) – antes, o atendimento à população era realizado em prédio locado. A inauguração está marcada para o dia 12 (sábado) às 11h.
A UPA (Av. dos Autonomistas, 500 – Vila Figueiredo) também passou por transformações e passou a realizar atendimento humanizado regular, 24h por dia, sete dias por semana. Houve ainda uma mudança no critério de atendimento; agora, o paciente passa por triagem com a equipe de enfermagem, que indica sua classificação de risco (grau de urgência no atendimento). Outro grande destaque é o projeto Vida Saudável, que propicia caminhadas a diabéticos e hipertensos às segundas, quartas e sextas-feiras. Os participantes são acompanhados por profissionais de enfermagem e de Educação Física.
Educação – A EMEB Joaquim Silva “Tio Kita”, na Vila São João, será importante amparo para pais e filhos. O espaço comportará em torno de 160 crianças e tem ampla estrutura – elevador, acessibilidade, solarium, nutricionista, entre outros. Todas as escolas Emebs da cidade serão reformadas. Até o momento, já estão prontas a Madre Maria, no Parque América; Pequeno Polegar, no Santa Tereza; Davi Barbosa, na Vila Conde e, atualmente em reforma, a José Carlos de Arruda, no Jardim Santa Tereza.
Esporte – Os projetos Fazer Valer (aulas de judô e taekwondo para crianças e adolescentes), Atleta do Futuro (parceria com o Sesi que oferta aulas de futebol, futsal, vôlei e handebol para crianças e jovens) e o Skatescola (aulas de skate para crianças carentes da rede pública) seguem a todo vapor e propiciam cenário para o surgimento de grandes craques no esporte e na vida.
Em breve, crianças ligadas aos programas esportivos terão à sua disposição o Circular do Esporte, transporte gratuito que os levarão a seus centros de treinamento. “Este circular, assim como o Circular da Cultura, vai ajudar muitas crianças que moram em áreas mais afastadas e carentes da cidade, levando mais esporte à vida deles”, ressaltou Maranhão.