Rio Grande da Serra chega aos seus 54 anos de vida – muito bem vividos, por sinal. Muito evoluiu e muito está por vir. Durante a gestão de Gabriel Maranhão, que está em seu segundo mandato, muitas novidades surgiram. Ao Mais Notícias, o chefe do Executivo rio-grandense da serra contou as conquistas e feitos de sua gestão, sobretudo neste último ano.
Infraestrutura – Maranhão começou expressando sua alegria com o andamento das obras na cidade no último ano de 2017. “No ano passado, nosso País atravessou graves crises financeira e política, mas Deus nos abençoou e, mesmo com estes problemas, 2017 foi o ano no qual Rio Grande da Serra mais obras teve. A cidade virou verdadeiro canteiro de obras e fico muito feliz por isso. O asfaltamento da Avenida José Belo foi a maior obra de infraestrutura da cidade e transformou a região, fazendo um imóvel por lá valer muito mais do que antes. Sem contar que nossa cidade foi a única a tirar o projeto de mobilidade urbana do papel”, comemorou.
Educação – Na educação, a celebração do prefeito é, sobretudo, em cima da inauguração da EMEB Joaquim Silva “Tio Kita”, na Vila São João (Av. Espírito Santo, 150 – no dia 26 de maio, sábado, às 11h). “A Vila São João é um bairro que vem crescendo muito e que precisava de uma creche. Ao todo, serão 160 crianças matriculadas (80 no período da manhã e 80 à noite) e, claro, as mães que poderão deixar seus filhos em local seguro, com elevador, material pedagógico e merenda de qualidade”, contou.
Esporte – A infraestrutura do esporte também será melhorada, com a reinauguração do estádio Teixeirão, que passa a ter importantes adendos. “Tivemos grandes conquistas na área do esporte. A reforma do Teixeirão vai agregar muito à cidade. Agora ele terá quatro vestiários, cabine de transmissão, grama sintética e, provavelmente a principal melhoria, a instalação de iluminação com lâmpadas de LED, o que vai viabilizar a realização de jogos à noite”, ressaltou o prefeito.Moradias – A preocupação de Maranhão com as famílias em situação de risco também é alta. Tanto que a Prefeitura firmou convênio com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para a construção de 200 moradias. “Já temos o terreno para a construção e estamos alinhando alguns detalhes com a CDHU. Nosso foco é ajudar as pessoas em situação de risco, retirando-as o quanto antes das áreas de risco”, pontuou Gabriel.
Segurança – Há pouco tempo, a Secretaria de Segurança Pública foi confirmada como sendo a responsável pelo trânsito da cidade (abarcando, portando, a Secretaria de Trânsito), além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. “Estamos no processo de contratação de agentes de trânsito e de guardas civis”, anunciou Maranhão, que também detalhou que as obras do Parque Linear seguem a todo vapor e que a construção do Parque Ecológico está na fase de terraplanagem.
Turismo – No início do ano, a Prefeitura protocolou junto ao Governo do Estado pedido para se tornar um MIT (Município de Interesse Turístico), semelhante ao título de Estância Turística. Porém, no caso do MIT, a cidade nomeada pode receber anualmente cerca de R$ 550 mil, valor que deve ser investido em obras e ações destinadas exclusivamente ao setor de turismo. Maranhão comentou acerca do assunto. “Estamos no aguardo da resposta. Rio Grande da Serra tem muita natureza, muito verde, que invade nossas casas. O potencial turístico daqui é enorme”, refletiu.
Legado e parcerias – Por fim, Maranhão analisou a relação do município com cidades vizinhas e com os governos Estadual e Federal, além de se emocionar ao falar sobre o fim de seu mandato em 2020. “Estou muito feliz com nossa parceria com os governos. A relação é extremamente boa, temos conseguido muito retorno. Além disso, ficamos mais próximos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e, assim, verbas e outras benfeitorias têm chegado mais à nossa região. Já estou sentindo saudades daqui, pois em breve ‘passarei o bastão’. Fico contente, pois deixarei um legado e sairei pela mesma porta que entrei.”
Política - 01 maio, 2018
Por Rodrigo Mozelli