Bebê com leucemia precisa de doações de sangue

O bebê Lucca Leonardo Liporoni de Azevedo, ribeirãopirense de um ano e cinco meses, foi diagnosticado no último domingo (21) com leucemia linfoide aguda, doença comum na infância, mas que precisa ser tratada com cautela e atenção. “O Lucca e um bebê lindo e bagunceiro. Sempre foi muito saudável”, afirma Renata Liporoni de Azevedo, mãe da criança.

Lucca foi diagnosticado na semana passada

Ela conta ainda como o quadro começou. “Começou com uma tossezinha que foi tratada como tal pelo médico. Não melhorou, então veio febre. Outra médica tratou como garganta inflamada. Um dia depois ele estava prostrado e muito pálido, então corremos pra o médico, que, ao fazer o exame de sangue, constatou que o Lucca estava com anemia profunda. Desde então, não saímos mais do hospital”, detalha. O pequeno Lucca encontra-se internado no Hospital Estadual Mário Covas.

Como ajudar – Para o tratamento, Lucca necessita de doações de sangue. As doações podem ser realizadas no Colsan, na unidade do Hospital Mário Covas (Rua Doutor Henrique Calderazzo, 321, Paraíso, Santo André), de segunda à sábado, das 8h às 13h (exceto feriados). Para àqueles que não puderem ir ao hospital por conta própria, haverá, no dia 5 de maio (sábado), às 8h, uma van que sairá da Igreja Matriz São José (Praça da Matriz, s/n, Centro Alto) que vai levar interessados em ajudar até o Colsan.

No ato da doação, deve-se informar o nome completo do bebê e apresentar documento de identidade oficial com foto (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação), ir alimentado, porém evitar refeições pesadas (gordurosas), tomar dois copos de água, trazer receita médica com medicamentos adquiridos em farmácias de manipulação e ler o folheto com as informações ao doador.

Doadores menores de 18 anos acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, deverão levar Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópia simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.

Potenciais doadores, porém, não podem ter risco acrescido para doenças transmissíveis pelo sangue (usuário de drogas injetáveis e inalatórias, prática de sexo não seguro e vários parceiros sexuais ou ser parceiro sexual de portadores de Aids ou Hepatite).

Para mais informações, acesse o site do Colsan ou ligue para o hospital: 2829-5000.

O que é este tipo de leucemia – A leucemia linfoide aguda é o câncer mais comum na infância. Ocorre quando uma célula de medula óssea desenvolve erros no DNA. Os sintomas podem incluir aumento dos gânglios linfáticos, hematomas, febre, dor óssea, sangramento da gengiva e infecções frequentes. Os tratamentos podem incluir quimioterapia ou medicamentos direcionados que eliminam especificamente as células cancerígenas.

Compartilhe

Comente

Leia também