Muitos ribeirãopirenses acham que a cidade tem poucas curiosidades ou nenhum atrativo, ou ainda que nada acontece por aqui. Quem pensa assim não sabe o quão errado está. Há quase 20 anos e situada no mesmo local (Av. Francisco Monteiro, 3726, Santa Luzia), a Versax produz álbuns e singles dos mais diversos e renomados artistas nacionais. Marcos e Belutti, Sidney Magal, Zé Henrique e Gabriel e, recentemente, o grupo Rouge estiveram em Ribeirão Pires para produzir suas canções com David Filho, 47 anos, fundador e dono da Versax.
“Sou músico desde os 11 anos. Comecei tocando sax na bandinha do Seu Américo Del Corto, o qual sou muito grato, pois mudou minhas vidas pessoal e profissional. Passei pela Escola de Artes de São Caetano e fiz parte de algumas bandas de jazz. Aos 15, já tocava profissionalmente. Comecei a acompanhar artistas e, por meio de um artista conhecido meu, fui trabalhar com a dupla Felipe e Falcão. Em 1994, o Felipe produziu o primeiro CD do Bruno e Marrone e, como tocávamos com ele, nos convidou para gravá-lo. Acabei gravando os quatro primeiros da dupla A primeira versão de “Dormi na Praça”, com solo de sax, foi gravada por mim. A partir daí, toquei com Zezé Di Camargo e Luciano, Rick e Renner, conta David ao Mais Notícias, que, antes de abrir a Versax, passou pela banda do Ratinho Show, na RecordTV.
Um pouco antes de abrir seu estúdio, Filho começou a produzir em estúdios alocados em São Paulo. “Em 2000, comecei a montar a Versax, menorzinha, com o estúdio de dublagem sendo meu estúdio de áudio original”, detalha. Neste período, a Versax já produziu e gravou com outros artistas além dos citados acima, tais como Grupo Sem compromisso, Christian e Cristiano e, mais recentemente, Gaby Amarantos, além do grupo Rouge, também já citado. A estrutura da Versax conta com estúdios de dublagem e de produções musical e audiovisual.
Há certo tempo, a produtora começou dois novos projetos: A dublagem de filmes e parceria com a Prefeitura para realização do curso de dublagem. “A dublagem é um dos braços da Versax. Apresentei para a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, à época representada pelo Marcelo Menato (hoje, César Ferreira) e para a Flávia (Banwart, secretária de Educação e Cultura) parceria com a Escola de Teatro, que também foi alinhada com a Secretaria. Os professores são da Prefeitura e a estrutura é nossa. São sempre 40 alunos. Os do ano passado deram bom feedback, querendo até continuarem nas aulas. Também estou desenvolvendo projeto com professores da Escola de Música para núcleo de trilha para cinema e, atualmente, estou fazendo trilha para a HBO junto com o Robson Miguel”, conta o dono da Versax.
Agora, o estúdio está dublando o filme “O Violonista do Diabo” e, recentemente, dublou Golpe Duplo, com Will Smith. “O dublador oficial do Will veio do Rio para trabalhar conosco nesse filme”, afirma David. Quem quiser saber mais sobre os trabalhos da Versax pode entrar em contato com David Filho em seu WhatsApp (999493048) ou acessar seu Instagram (@davidversax).