O CATP (Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio), ligado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, realizou no início de abril a coleta do acervo pessoal do maestro Américo Del Corto, falecido em 14 de março.
Entre os objetos coletados pelos técnicos, foram selecionadas fotografias, partituras, áudios registrados pelo próprio Américo em CDs e centenas de fitas K-7 originadas ao longo de seu programa Reminiscências, na Rádio Pérola da Serra FM, além de anotações e escritos de valor histórico.
Os materiais iconográficos, manuscritos e em áudio serão analisados com mais profundidade, depois catalogados e incorporados ao acervo de Documentação Histórica. Já os objetos tridimensionais serão incorporados ao acervo do Museu Histórico Municipal Família Pires.
“O Maestro Américo Del Corto foi grande ribeirãopirense. Apaixonado por nossa terra, expressou todo seu amor em livros, poemas e canções, especialmente no Hino Municipal. Esse material, de grande importância para a memória coletiva, ficará preservado de agora em diante. Acreditamos que Seu Américo ficaria muito feliz em ver seu acervo salvaguardado em lugar seguro e democrático, acessível a todos, como o Museu Municipal”, explica Marcílio Duarte, diretor de Patrimônio Cultural do município.
Em 2017, já estavam em posse do departamento a máquina de escrever onde o hino de Ribeirão Pires foi datilografado, um cofre forte da olaria de Pedro Del Corto, pai de Américo e de todas suas partituras autorais. Com as novas peças, foram adicionados ao acervo objetos raros, como o caderno de partituras do Maestro Alfredo Della Ricca (professor de Américo e patrono da Escola Municipal de Música) e o uniforme das bandas mirins regidas por Del Corto, entre muitos outros.
O acervo resgatado está guardado em reserva técnica na sede do Museu Histórico Municipal e será levado à exposição após análise, triagem e catalogação, em prazo de cerca de um ano.