Projeto que oferece treinamento de primeiros-socorros à pais passa em primeira discussão na Câmara

O vereador Anselmo Martins (PR) é o autor do principal Projeto de Lei votado na Sessão Ordinária desta quinta-feira (12) e aprovado em primeira discussão pelos vereadores por 16 votos a 0 (Flávio Gomes (PPS) não compareceu à Sessão). De número 0008/18, a propositura estabelece que hospitais e maternidades ofereçam aos pais e/ou responsáveis por recém-nascidos o treinamento (não-obrigatório) para socorro em casos de engasgamento e prevenção de morte súbita.

Vereador Anselmo Martins é o autor do Projeto

As orientações serão dadas por enfermeiros ou outros profissionais devidamente capacitados antes da alta do bebê. Além disso, os hospitais e maternidades municipais deverão fixar a Lei em local visível para que pais e responsáveis tomem conhecimento deste possível novo direito. As instituições terão 60 dias para se adequarem, caso a Lei passe em definitivo e seja sancionada pelo prefeito Kiko.
Skatistas – Na Tribuna Livre, o destaque ficou por conta do projeto SH (Arte Viva), idealizado por um morador de São Paulo e que visa tirar crianças de situações de risco e abandono por meio do esporte. Neste caso, o skate. A ideia já está em prática em São Paulo e Ribeirão Pires seria o segundo munícipio a participar do projeto. Para entrarem, as crianças deverão estar com boas notas na escola. As aulas devem ser ministradas na pista de skate do Centro (na Avenida Francisco Monteiro) aos sábados, das 10h às 15h. Em dias de chuva, os organizadores tentarão obter autorização da Prefeitura para utilizar a tenda do Complexo Ayrton Senna.
Ao pedirem a reforma da pista, porém, o presidente da Casa, Rubão Fernandes (PSD) estranhou a solicitação, pois, “recentemente, nos reunimos com representantes do skate local, que pediram a reforma da pista. Solicitamos então que fizessem um orçamento, para que o repassássemos para a Prefeitura analisar, mas até agora não recebemos nada. Achei até que tinham vindo nos trazer o orçamento”.
Por fim, Paulo Cesar Ferreira (PMDB) crê que “precisa trazer uma pessoa que de fato seja ligado ao skate, pois aquele piso é frágil e é muito usada, então está se desgastando. Precisa ser algo mais firme”. José Nelson de Barros (PMDB) afirmou que a quadra ainda deve estar na garantia. “Lembro que ela tem garantia de cinco anos. Ela foi reformada na eleição. Temos que checar isso.”

Compartilhe

Comente

Leia também