As cidades de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra marcaram presença no JORI (Jogos Regionais do Idoso), que terminaram no último domingo (11) e foram sediados na cidade de São Vicente, na Baixada Santista.
Ao todo, Ribeirão contou com 42 atletas inscritos, que disputaram as modalidades de atletismo (corrida), buraco e truco (jogos de cartas), coreografia, dominó, malha, natação, dança de salão e vôlei adaptado (algumas regras da modalidade original foram modificadas devido à idade dos participantes), sendo que, nesta última, a equipe masculina da cidade foi composta por sete atletas, entre 60 e 79 anos.
A moradora Regina Lúcia do Carmo, 74 anos, participa do JORI desde a estreia de Ribeirão Pires, em 2005. “Adoro participar do JORI. A gente se diverte. Me sinto muito bem e nossa turma é muito legal”, avaliou ela, que é integrante da equipe de coreografia. Às pessoas que não praticam atividades físicas, Regina dá uma dica: “Não fiquem parados, só deitados no sofá”, disse.
Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, “a motivação de todos os atletas em participar dos Jogos, independentemente da modalidade, contagia”. Segundo ela, os participantes “merecem cada vez mais atenção e espaço nas competições e é um dever garantir o acesso (à ele)”.
Já Rio Grande da Serra levou 24 atletas para participarem do evento e disputou as modalidades de atletismo, buraco, truco, damas, malha e dominó. Na malha, a cidade alcançou o 5º lugar e ficou à frente de Guarujá, São Bernardo do Campo e Osasco. Porém, São Vicente, Cotia, Mauá e Praia Grande obtiveram pontuações maiores na categoria.
Além da malha, Rio Grande também ficou em quinto lugar na disputa do Atletismo Masculino, o que a deixou à frente de Osasco, Itanhaém e Santos e atrás de São Bernardo, Carapicuíba, Santo André e Praia Grande. Ao todo, 30 municípios participaram dos Jogos Regionais do Idoso, que reuniram em torno de 1550 atletas, tanto femininos quanto masculinos.