Na primeira sessão do mês de março, que marca o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal aprovou o projeto que cria o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como Dia do Laço Branco.
A data, que já é celebrada em âmbito nacional nos termos da Lei Federal 11489/07, relembra um incidente ocorrido no Canadá, em 6 de dezembro de 1989, quando um homem invadiu uma sala de aula e assassinou 14 mulheres que, supostamente, seriam feministas, suicidando-se a seguir, tendo como motivação o desagravo pelo fato destas mulheres estarem estudando engenharia, curso que, na sua visão, deveria ser restrito aos homens.
Vereador Amigão D’Orto, autor do projeto
Desta forma, foi lançada, por um grupo de homens que não concordaram com o fato, a Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher, que está presente em diversos países dos cinco continentes e consiste na promoção de atividades para conscientizar os homens pelo fim da violência sexista.
Após agradecer o fato de o projeto ter sido votado em regime de urgência, uma vez que estamos a uma semana do Dia Internacional da Mulher, o vereador Amigão D’Orto (PTC), autor do projeto, ressaltou: “A violência acontece dentro das casas, por maridos, pais, companheiros. Sou contra esse tipo de atitude”, discursou, antes de ressaltar que, mesmo sem a presença de mulheres nesta legislatura, o público feminino da cidade “está sim sendo representado pelos 17 vereadores desta Casa”. Sem esconder a emoção, concluiu: “Quem passou por isso sabe da importância desse tipo de atitude.”