Desde outubro, a Prefeitura de Ribeirão Pires tem parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a empresa WTC (World Trade Center), que possibilitou implementação do projeto Gol do Brasil, que visa unificar esporte e educação e tirar crianças da rua. Na última terça-feira (27), o secretário Estadual de Educação, José Renato Nalini, fez reunião com o prefeito Kiko Teixeira para saber como anda o projeto.
Também estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade municipal, Flávia Dotto, o secretário de Esportes e Lazer, Iuquio Ywasaki, a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart e representantes da CBF.
Após o encontro no gabinete do prefeito, o secretário e as demais autoridades foram até o campo da Vila Gomes, local das aulas, para acompanhar o treinamento. Nalini bateu papo animado com alunos e professores, que foram unânimes ao afirmar que aprendem mais com seus comandados do que o contrário. Já os estudantes foram enfáticos ao elogiar o projeto e afirmar que o Gol do Brasil está, de fato, mudando suas vidas.
“Vocês têm que levar o aprendizado que vocês têm recebido aqui para suas casas e escolas, além de valorizá-lo, pois há muitas pessoas que olham com carinho para vocês e que gostariam de ter esta oportunidade que vocês estão tendo”, aconselhou o secretário de Educação do Estado.
Nalini aproveitou para elogiar a execução do projeto em Ribeirão. “Estamos vivendo momento desafiador na educação brasileira, que é a implantação das bases nacionais comuns curriculares, tanto do ensino fundamental, quanto do ensino médio. A proposta é ter ensino integral com atividades lúdicas, oficinas, esportivas e culturais no contraturno escolar. De certa forma, Ribeirão Pires está antecipando a reforma do ensino médio, que é preocupação não só do Governo, mas de toda a sociedade.”
“Somos pioneiros no País nesta ação. Ouvimos depoimentos incríveis de superação e crescimento pessoal. Ribeirão Pires tem se consolidado como referência para essa nova experiência, que tem o poder de transformar a realidade de nossos moradores e de pessoas em todo o território nacional. Nossa iniciativa é uma gota no oceano, mas diversas gotas como essa farão um novo oceano”, destacou o prefeito Kiko.
A previsão é que ainda neste semestre o projeto ingresse em nova etapa, envolvendo aplicação de sistema de avaliações sobre a metodologia utilizada no Gol do Brasil, o conhecimento dos professores e dos alunos e o crescimento e desenvolvimento físico das crianças.
O gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Neto, explicou que “tivemos reunião para discutir pontos fortes e pontos a serem melhorados. À partir disso, vamos implantar o sistema de avaliação, que será a segunda fase do projeto. Ribeirão Pires é pioneira no Gol do Brasil e estamos muito contentes com a parceria com a Prefeitura e com tudo o que temos visto aqui”.