“Ser Princesa do Chocolate é ser humilde”
Foram muitas horas de ensaio pesado, outras tantas passadas assistindo vídeos de concurso de miss no Youtube para “pegar a dinâmica” da competição e, como não poderia faltar, ensaios em frente ao espelho. Foi assim que Rafaela Lima, 18 anos, se preparou para a prova que a coroou como Princesa do Chocolate 2017.
“Ainda não acredito que ganhei. A ficha nem caiu ainda”, revela Rafaela, que não consegue conter a emoção da vitória após seu primeiro mês coroada. Segundo ela, ser Princesa do Chocolate é um sonho realizado: “Eu sempre quis ser a Princesa. Mais nova, eu brincava na escola que seria a princesa um dia, ou então que seria a Globeleza”.
A vitória, por sinal, veio por acaso. Apensar de sempre nutrir interesse em participar do concurso, Rafaela nunca soube exatamente como ou quando se inscrever e sua participação na seleção deste ano aconteceu espontaneamente. “Fui na Oficina do Corpo e ouvi o pessoal conversando sobre o concurso. Peguei as informações e fiz minha inscrição. No princípio, fiquei com o pé atrás, não conhecia as meninas”.
Após se inscrever, Rafaela “estudou” como ser uma miss. Assim, durante a cerimônia, ela se sentiu bem segura na hora de responder as perguntas. Mas a verdadeira receita da vitória não foi a preparação física, mas a moral: “A humildade faz a Princesa do Chocolate. A marca do Festival é a Princesa e se ela não for humilde, como vai representar a cidade? Se eu não tivesse sido eu mesma não teria chegado até aqui”, comentou.
Hoje, vitoriosa, Rafaela anda dividida entre duas carreiras. Ser princesa é a realização de um sonho antigo, mas ela não quer parar por aqui. Agora ela almeja outros concursos de beleza como o Miss São Paulo e o Miss Brasil. Com o apoio irrestrito da família, especialmente da mãe e da irmã, ela acha que poderá chegar longe na carreira de modelo. A outra carreira é a de médica, outro sonho antigo. E para se preparar para a medicina, atualmente Rafaela faz um curso de auxiliar de enfermagem.
A nova Princesa do Chocolate, mal começou seu reinado e entende muito bem a responsabilidade que tem sobre os ombros. Ela enxerga o Festival do Chocolate como um dos principais eventos para alavancar a economia e o turismo da cidade. “O Festival é uma festa que movimenta a economia e é uma atração turística, a marca de Ribeirão. Ele atrai os olhares de várias cidade e engrandece o nome do município”.
E por falar em chocolate, a nova “condessa doce” de Ribeirão Pires é assumidamente uma chocólatra, com uma peculiaridade: dentre todos os tipos de chocolate, o que mais satisfaz seu paladar é o chocolate branco.