No aniversário tricentenário (300 anos) da Capela de Nossa Senhora do Pilar de Ribeirão Pires, a octogésima primeira festa da padroeira reuniu nos três dias de evento 20 mil pessoas. A comemoração mais tradicional do Município contou com a presença do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini da Diocese de Santo André, além de celebrações de missas, a clássica cavalgada pela cidade além de shows. Pessoas de diferentes cidades da região compareceram ao evento e também tiveram a oportunidade de saborear as iguarias comercializadas no local.
Em decorrência da importância dos 300 anos da Capela, neste ano, a Diocese de Santo André em parceria com as Paróquias da cidade e com o apoio da Prefeitura, organizou a Romaria Diocesana. Caravanas com fiéis partiram das cidades de Rio Grande da Serra, Santo André, Mauá, São Caetano, Diadema e São Bernardo Campo para acompanhar uma procissão que saiu da Pedreira do Santa Clara em direção à Capela. Ao todo, 5 mil pessoas participaram do ato. Logo após, o Bispo Dom Pedro Carlos Cipolini celebrou uma missa e destacou a importância de Maria. “Maria é para nós a força que nos faz caminhar. Viemos à casa de nossa mãe, nessa capela erguida há mais de 300 anos, que já distribuiu tanta graça e que seguirá distribuindo. Nesses tempos difíceis, nos ajuda a caminhar por onde Deus deseja e por onde o Espírito Santo nos inspira”, disse o Bispo.
Adriana Arydes, encerrou as atividades do sábado com um show à noite. Cantora desde os 7 anos na igreja católica, ela relatou com exclusividade ao Mais Notícias que o reconhecimento de seu trabalho é uma consequência de anos dedicados a Deus e que sua inspiração “Vem do céu. Nós que cantamos o evangelho fazemos a experiência de colocar numa música a vivência que temos com Deus”, disse.
Muitos jovens se fizeram presentes. Luana Lima de 17 anos foi ao show junto com as amigas, e relatou que valeu a pena. “O show foi sensacional, gostei muito e adorei a música João de Barro”, disse. Já Marcos Fonseca Filho, de 18 anos, conheceu o cantor Renato Vianna através do Show da banda Rosa de Saron. “Conheci ele naquele dia, depois pude acompanhar uma outra interpretação dele com a Maria Gadú cantando a música João de Barro e desde então me tornei fã. O show de hoje foi fantástico, recomendo e se pudesse assistiria de novo” disse.
Presentes nos três dias de festa, Maria Hosana considerou que esse ano foi uma edição histórica. “Foi uma edição histórica. Participei de momentos marcantes como a Romaria, os shows, e o diferencial sobretudo foi essa união do povo. Pessoas de várias cidades vieram e foram bem recebidas”, concluiu.
A Capela de Nossa Senhora do Pilar completou em 2017 300 anos de fundação e é patrimônio histórico e cultural da cidade de Ribeirão Pires.