Uma reunião realizada ontem (01) na sede da CDHU, em São Paulo marcou o primeiro passo para a retomada do projeto de construção de casas populares em Rio Grande da Serra.
O prefeito da cidade, Gabriel Maranhão (PSDB), junto coma a secretária Municipal de Obras e Planejamento, Sandra Malvese, se encontrou com Antonio Lajarin, assessor executivo da presidência da entidade para retomar as discussões para viabilidade da ação.
“Fomos lá para prospectar possibilidade de recursos para moradias, por meio do Programa Casa Paulista”, explicou Malvese, antes de completar: “estamos resgatando um processo que estava paralisado”. A ideia é que, a partir desta reunião, o projeto – um pleito antigo da cidade – saia do papel.
Cabe ressaltar que Rio Grande da Serra vem pleiteando a construção de casas populares desde 2013. A intenção do município é retirar famílias que moram em áreas de risco, (cerca de 400, segundo informações extraoficiais) dando a elas condições de moradia.
Sobre o Casa Paulista – O Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um a cinco salários mínimos.