O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou, na última segunda-feira (12), o processo de transição na gestão da entidade regional. O atual presidente do colegiado e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), recebeu os chefes do Executivo eleitos de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de Ribeirão Pires, Kiko Teixeira (PSB), que deverão ser, respectivamente, os próximos presidente e vice da entidade, representando a nova composição da Assembleia de Prefeitos.
Durante o encontro, Marinho entregou aos prefeitos eleitos relatório sobre o funcionamento da entidade, como estrutura administrativa, programas e projetos, aspectos relativos à gestão administrativa e procedimentos jurídicos, fundamentais para o fortalecimento institucional do Consórcio.
“A ideia é dar continuidade em tudo, mas para avançar é preciso estruturar. O que nós trabalhamos, especialmente nesta gestão, foi uma melhor estruturação do Consórcio para ele andar independentemente dos prefeitos. Espero que os novos prefeitos enxerguem isso e deem continuidade, fazendo o Consórcio cada vez mais forte”, disse o presidente da entidade ao sair do encontro.
Para o próximo ano, o Consórcio ABC deve estar ainda mais fortalecido, uma vez que haverá uma oitava cadeira para o Governo do Estado, a ser ocupada por Edmur Mesquita (PSDB), Subsecretário Estadual de Assuntos Metropolitanos, o que deverá agilizar ainda mais projetos de interesse regional capitaneados pela entidade. A nova composição deve ser ratificada ainda no primeiro trimestre de 2017, tão logo as sete Câmaras Municipais deem aval à medida que altera o artigo 20º do estatuto.