Na última terça-feira (01), foi lançado um aplicativo que promete agilizar o processo de entrega das multas de trânsito. O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), desenvolvido pela Serpro – empresa de TI do Governo Federal – para o Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem como objetivo facilitar a comunicação entre os órgãos responsáveis que aplicam as multas e os proprietários dos veículos.
Com ele, os motoristas serão informados com mais agilidade de suas infrações e terão o benefício de, caso efetuem o pagamento da multa até o vencimento e não recorram ou apresentem recurso, reconhecendo assim a infração, ter direito a desconto de até 40% do valor total. Nesse caso, o pagamento só poderá ser feito por meio eletrônico, até a data de vencimento.

De acordo com o Denatran, a vantagem do aplicativo é a redução dos custos com impressão das multas, já que não haverá necessidade de enviá-las às residências. Vale ressaltar que, para utilizá-lo os órgãos autuadores (cerca de 1.600 em todo o país) devem fazer a adesão junto ao Serpro. Até o momento, apenas Polícia Rodoviária Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e o Detran de Santa Catarina adotaram o sistema.
O aplicativo já está disponível para usuários Android. Para IOS (Apple iPhone e iPad) o SNE irá ser disponibilizado a partir da próxima segunda-feira (07), já empresas especializadas em grandes frotas podem adquirir o sistema a partir do próximo dia 22.