Alunos do Carlos Rohm valorizam história da cidade no Museu Ferroviário

No último sábado (15), um grupo de alunos do Carlos Rohm celebrou o Dia do Professor de uma forma especial, com uma visita ao Museu Ferroviário de Ribeirão Pires João de Abreu Duarte, localizado ao lado do Terminal Rodoviário, no Centro.

Professor fez trabalho e levou pais e alunos ao local

Professor fez trabalho e levou pais e alunos ao local

Os alunos de história do professor Nelson Gomes da Silva foram ao local para prestar uma homenagem ao senhor Amílcar Ferreira da Costa, 72 anos, ex-chefe da Estação de Trens de Ribeirão Pires e ex-ferroviário que hoje compartilha, de forma voluntária, sua paixão pelos trens no Museu, onde atua como coordenador.

Além de aproveitar o rico acervo em exposição, os jovens alunos, cerca de 130, apresentaram trabalhos de pesquisa sobre o museu e a história das ferrovias na cidade, que estão expostos no local.

“É uma forma de os alunos conhecerem a história de nossa cidade. Muitos não sabiam, mas o Engenheiro Carlos Rohm, que dá nome a escola, foi um dos primeiros chefes da Estação Ribeirão Pires. Além disso, ainda apresentamos o museu para os alunos e a comunidade escolar”, conta o professor Nelson, ressaltando a importância do fato.

Para os alunos, a experiência foi rica: “Eu já conhecia, mas nunca havia vindo antes. Foi muito importante fazer esse trabalho, para ganhar conhecimento e ver que a história da cidade está ligada a ferrovia”, afirmou a jovem aluna Fernanda Fernandes, de 11 anos.

Sobre o Museu Ferroviário – O Museu, embora municipal, hoje está sob responsabilidade dos ferroviários, por meio do sindicato: “estamos levantando o museu sem custo a cidade e temos cerca de 600 visitantes por mês”, conta o Sr. Amilcar, ressaltando que “não é cobrada entrada” porque o objetivo é “contar a história das ferrovias”. Ele está aberto de quarta a domingo, em horário comercial, sendo que as segundas e terças está aberto à visitação de estudantes.

Compartilhe

Comente

Leia também