No último domingo (07), o Palco da Vila do Doce recebeu o 1° Festival do ChoCalote, com apresentação de bandas que não receberam o pagamento do cachê relativo às apresentações do Festival do Chocolate de 2015.
As bandas de Ribeirão e da região se uniram para fazer um protesto contra a falta de pagamento do cachê. Para Caio Nogueira, organizador do evento, a Prefeitura de Ribeirão Pires prometeu um pagamento de R$1.200, que seria pago em até duas semanas depois do show. “Eles sempre ficam adiando, deixando para o mês que vem. E nessa, nós estamos sem receber há mais de um ano”, explicou Caio.
Segundo Caio, cerca de 20 bandas não receberam o cachê prometido, o que motivou a criação do evento – com direito a um trocadilho ironizando a situação. Após o anúncio do evento, poucos dias antes do show, o secretário interino de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Leandro Romachelli, indeferiu o uso do palco: “nós temos o direito de fazer a nossa apresentação, e vamos fazer mais vezes, pois estamos amparados pela lei do artista”.
Além das apresentações, em sua maioria de bandas de rock, foram arrecadados agasalhos e alimentos que serão distribuídos para os mais necessitados.