Um grupo de munícipes, inconformado com o abuso por parte de alguns cidadãos que fazem uso indevido das vagas especiais para idosos resolveu promover uma campanha de orientação e educação em Ribeirão Pires.
Por meio de cartões, que estão sendo colocados nos carros de quem porventura estiver ocupando as vagas de forma indevida, os motoristas serão orientados a regularizar a situação com a realização do cadastro e confecção do Cartão do Idoso. Vale ressaltar que ele é obrigatório tanto em locais públicos quanto em privados e que o motorista infrator está sujeito a multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira – mesmo que a vaga esteja em estacionamento particular.
A reportagem do Jornal Mais Notícias teve acesso a um dos cartões e mostrou ao vereador Eduardo Nogueira (SDD), que também milita em prol dos direitos dos idosos. Ele elogiou a iniciativa: “Hoje, a população está muito crítica em relação aos desvios de dinheiro e é uma forma de mostrar que o brasileiro não é corrupto e está preocupado e consciente de que nosso país tem que mudar. Afinal de contas, a corrupção está nas pequenas coisas também e, nesse caso, é não seguir a legislação e não respeitar o próximo. Eu acho a campanha louvável para que os idosos tenham seu direito respeitado”. Veja o modelo abaixo: