Recentemente, as obras para construção do Teleférico foram alvo de questionamentos por parte da imprensa regional por conta do arquivamento de um dos processos de licenciamento ambiental abertos junto à Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo).
Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura negou que o fato irá prejudicar o andamento das obras que, de acordo com o documento, estão em andamento. “As obras do Teleférico ficaram suspensas apenas para as festas de final de ano, mas foram retomadas no último dia 04 de janeiro, através de intervenções na Estação Ayrton Senna”, informa a municipalidade.
O documento ainda informa que “o processo de licenciamento de uma das fases do Teleférico não está parado” e que o arquivamento, na verdade não impede a continuidade das intervenções. “A Prefeitura de Ribeirão Pires apenas aguarda a resposta da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e AES Eletropaulo em relação a supressão de vegetação e autorização para a instalação de cabeamento sobre a rede férrea e sob a rede de energia. Essas autorizações são necessárias para anexar ao processo da Cetesb e continuidade do licenciamento apenas da construção das torres de transporte. As obras das estações e do parque temático já iniciadas estão com todas as documentações em dia”.
O secretário de Obras, José Carlos Agnello, explica que “o arquivamento do processo ocorre apenas para aguardar as autorizações e assim que a Prefeitura enviar o restante da documentação o processo continuará de onde parou”. Por fim, a Prefeitura ressalta que “todos os documentos foram enviados dentro do prazo solicitado e o processo de licenciamento está em andamento”.