Os jovens do sexo masculino nascidos no ano de 1998 devem comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência para fazer o Alistamento Militar, rito obrigatório por lei até 30 de junho deste ano, na Junta mais próxima de sua residência.
Para cumprir com seu dever cívico, os cidadãos devem apresentar na junta militar os documentos: Certidão de Nascimento ou equivalente (Casamento, Carteira de Identidade Original, Certidão de Naturalização, Termo de Opção de Nacionalidade para brasileiros naturalizados ou por opção, ou Registro de Emancipação), comprovante de residência e uma foto 3×4 para documentos (sem data, recente, com a testa e as orelhas descobertas e sem adereços).
A não realização do alistamento pode acarretar em diversas sanções, como o impedimento para emissão de passaporte e ingresso em empregos tanto no serviço público quanto na iniciativa privada, entre outros. Por isso, nascidos em anos anteriores que não o tenham realizado, devem regularizar sua situação o quanto antes. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires fica no Atende Fácil, que fica na Avenida Capitão José Gallo, 55 Centro. Mais informações pelo site www.4csm.eb.mil.br