Após anos de queixas e reclamações por parte dos munícipes de Ribeirão Pires, a Vivo está realizando obras de modernização de sua rede na cidade que visam melhorar a qualidade do serviço oferecido aos clientes e também atender a fila de espera que, em alguns casos, chega a mais de um ano.
Em vários pontos, as velhas caixas de distribuição (instaladas ainda na época em que a companhia era estatal e se chamava CTBC, Companhia Telefônica da Borda do Campo) estão sendo substituídas por um novo sistema que, segundo uma fonte, se chama FTTC (Fiber to the Cabinet, ou Fibra para o Armário de Distribuição). Basicamente, foram construídas diversas minicentrais telefônicas interligadas por fibra. A partir delas, é feita a ligação até a casa do cliente com cabos comuns. Em um segundo momento, a rede pode ser trocada por fibra, convertendo-se em Fiber-To-The-Home (FTTH), considerado o melhor sistema em uso atualmente.
Nesse sistema, a velocidade máxima potencial depende da distância até a casa do cliente. Para 100 Mb, a distância deve ser de até 100 metros, caindo para 80 Mb em 150 metros, 45 Mb para 300 metros e assim por diante chegando a 15 Mb para 1,5 Km de distância.
Em nota, a Vivo informou que “tem realizado investimentos para oferecer maiores velocidades de banda larga fixa para os clientes – pessoa física e empresas – de Ribeirão Pires. A partir de janeiro de 2016, já estará disponível, por meio do Vivo Internet Fixa, velocidades de até 25MB e, ao longo do ano, a empresa deverá oferecer até 50Mb. Para verificar a disponibilidade do serviço, o cliente deve acessar www.vivo.com.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento 10315, que funciona 24 horas 7 dias por semana”.
Com estes investimentos a cidade deve contar com ao menos três operadoras de internet banda larga operando com Fibra Ótica até o ano que vem. Algo que irá contribuir muito para o desenvolvimento de Ribeirão Pires.