Na última terça-feira (01), foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires distribuiu kits preventivos e informativos para lembrar a data.
A Aids é a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, causada pelo vírus HIV que ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta as chances do aparecimento de outras doenças, como infecções e tumores.
Como método de prevenção, é disponibilizado gratuitamente para a população o teste de HIV/Aids. A doença ainda não tem cura, porém o tratamento realizado o quanto antes permite que o infectado viva bem e por mais tempo. Nos casos de gravidez, as mães portadoras do vírus têm 98% de chance de ter filhos sem HIV, caso façam o tratamento de forma correta.
O teste é voltado a pessoas sexualmente ativas, que tenham feito sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal), que tiveram ou tem hepatite ou tuberculose, se já teve alguma DST (doença sexualmente transmissíveis), caso tenha compartilhado seringas e agulhas, ou gestantes.
Os testes são gratuitos, sigilosos, não requer jejum e podem ser realizados no Centro de Atendimento e Aconselhamento sem hora marcada, tendo em mãos documento com foto, localizado na Av. Francisco Monteiro, 205 de segunda a sexta das 7h às 17h.