Um fato inusitado aconteceu em Ribeirão Pires nesta semana, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu no quintal de uma residência, um morcego caído durante o dia, que foi morto pelos cães da residência.
O que chamou a atenção é que ele foi encontrado em plena luz do dia. O morcego foi coletado e enviado ao Instituto Pasteur para análise do vírus rábico e identificação da espécie, que é um procedimento de rotina. Os cães receberam dose de reforço da vacina contra raiva e ficaram sob observação até o resultado do exame.
Segundo a veterinária do Centro de Zoonoses, Dra Eliana Maciel, em casos assim é importante manter distância dos animais encontrados e solicitar o apoio do Centro para recolhê-los com segurança. “Se o munícipe encontrar um animal, estando vivo ou morto, não deverá tocá-los, uma vez que são espécies silvestres considerados de alto risco para transmissão de raiva”, afirma.
O CCZ orienta que a população fique atenta aos sinais de presença de morcegos (principalmente no entorno da Avenida Fortuna, onde foi coletado o último animal), e comunicar ao Centro de Zoonoses caso haja morcegos caídos durante o dia (vivos ou mortos) para que seja feita a coleta.
Vale ressaltar que morcegos desempenham um importante papel na natureza, sendo responsáveis pela dispersão de sementes, polinização de flores e controle da população de insetos e são protegidos pela Lei de Proteção à Fauna e desta forma, a sua perseguição, caça ou destruição são considerados crimes ambientais. Quando são avistados voando, ao entardecer e à noite, não oferecem riscos à população por ser um comportamento natural da espécie, que saem dos seus abrigos à procura de alimentos.
O gato é um predador regular em áreas urbanas, sendo comum seu contato com morcegos, o que explica o aumento do número dos casos de raiva em gatos. Por este motivo, o CCZ orienta sobre a importância de manter os cães e gatos vacinados todos os anos. E disponibiliza a aplicação da vacina gratuitamente no CCZ localizado na Rua Catarina Rios Giachello, 185 no Jardim Boa Sorte, em horário comercial de 2ª a 6ª feiras. Outras informações: 4824-3748 (Centro de Controle de Zoonoses)