Mais de mil alunos de Ensino Fundamental do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) irão disputar o 7º Torneio SESI-SP de Robótica, categoria First Lego League, entre os dias 19 de novembro e 6 de dezembro. Dentre as equipes participantes, está a SESI Sova, de Ribeirão Pires, que se apresentará no dia 24 em Osasco.
Para esta temporada, a competição tem como tema “Trash Trek”, que objetiva identificar problemas relacionados ao lixo e apontar soluções inovadoras para diminuir sua produção, indicar maneiras eficientes de realizar o reaproveitamento de resíduos, bem como o transporte e o armazenamento desses resíduos. Os times também participam do Desafio do Robô, modalidade da competição em que os alunos constroem e programam um robô autônomo capaz de cumprir missões predeterminadas em até dois minutos e meio.
Na Etapa Regional da competição as equipes são compostas por seis alunos, um técnico e um mentor. A pontuação de cada time é baseada em três requisitos: projeto de pesquisa, projeto do robô e valores chave (core values), que avaliam inspiração, trabalho em equipe e profissionalismo.
Das 170 equipes que iniciam o torneio, 42 se classificam para a Etapa Estadual, que será disputada dias 5 e 6 de dezembro, em Presidente Epitácio. Os melhores times do estado se qualificam para a Etapa Nacional do torneio, que será realizada em março de 2016, em Taguatinga-DF. As equipes com melhor desempenho no cenário nacional garantem vagas para competições internacionais.
“Estamos desenvolvendo competências e habilidades importantes para o futuro. Não é apenas robótica. Estamos introduzindo os jovens para o futuro”, afirma Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI-SP.