Apesar de ser o maior Centro Especializado em Reabilitação do Grande ABC, o número de pessoas que precisam do atendimento da Apraespi continua grande, mostrando o quanto a região necessita de mais vagas para reabilitação física, auditiva, intelectual e visual. Para ajudar a resolver esse sério problema de saúde pública, a entidade desenvolveu o projeto de Expansão do Centro Especializado em Reabilitação.
A nova unidade estará localizada e interligada ao prédio que hoje abriga o Hospital Dia da Apraespi. O orçamento inicial é de R$ 4 milhões para construir um prédio de quatro andares, com o objetivo de atender mensalmente a cerca de 500 pessoas das sete cidades do Grande ABC, nas especialidades de reabilitação física, auditiva, intelectual e visual.
Entre as modalidades de atendimento estão: dispensação de órteses, próteses e meios de locomoção; sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, além de dispensação e manutenção de aparelhos auditivos.
Todavia, desde 2009, quando o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, perdeu parte do Teto SUS, a situação financeira da Entidade se complicou, uma vez que de receber R$ 2 milhões por ano e precisou recorrer a empréstimos do BNDES.
Projeto – De acordo com a superintendente da Apraespi, Lair Moura, o projeto de expansão do Centro de Reabilitação já está traçado. Agora o objetivo é tirá-lo do papel e iniciar as obras o quanto antes. “A Apraespi já fez o levantamento do projeto e chegamos à conclusão de que é pertinente e há viabilidade. Agora estamos em busca de recursos, tanto do Governo quanto da sociedade civil, para iniciarmos a construção e garantir mais essa conquista à população da região do Grande ABC”, explicou. O fato de o terreno já pertencer à entidade pode facilitar o andamento do processo.
A primeira unidade do Hospital Dia da Apraespi foi inaugurada em 2007. Desde então, o centro de reabilitação ganhou uma clínica audiológica e um centro especializado em oftalmologia. Em 2014, com ajuda da Fundação Salvador Arena, um novo andar foi construído para oferecer atendimento reabilitacional através de credenciamento com o Ministério da Saúde.
“Cada tijolinho colocado na Apraespi foi fruto de muito esforço e dedicação da nossa Diretoria e do povo, que sempre nos acolheu e nos ajudou. Vamos continuar lutando todos os dias para que a Associação cresça cada vez mais, para que mais pessoas possam ser atendidas”, finalizou o presidente da Apraespi, João Domingues de Oliveira Filho.
Arrecadação – A Apraespi já iniciou as mobilizações para arrecadar recursos para o projeto. Qualquer cidadão pode contribuir pelo endereço www.apraespi.org.br/doacoes, com as opções de efetuar a doação através do PagSeguro ou depósito bancário. É possível doar também ligando para (11) 2504-9078.