Munícipes de outras cidades elogiam UPA de Ribeirão Pires

Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, todos os meses cerca de 30% dos mais de 10 mil atendimentos realizados pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia são de pacientes de municípios vizinhos como Rio Grande da Serra, Suzano e Mauá.

Moradores de municípios vizinhos como Rio Grande da Serra e Suzano procuram atendimento na UPA Santa Luzia

Moradores de municípios vizinhos como Rio Grande da Serra e Suzano procuram atendimento na UPA Santa Luzia

A paciente Priscila Oliveira, de 27 anos, moradora do bairro Vila Arnaud, de Rio Grande da Serra, enumerou os motivos de procurar o serviço de saúde de Ribeirão Pires. “A saúde da minha cidade não se compara ao serviço oferecido pela UPA Santa Luzia, sou muito bem atendida em Ribeirão Pires e saio da minha cidade com a confiança de ter um ótimo atendimento na cidade vizinha”, afirma Priscila.

Para a paciente, Maria Cristina de Santana, moradora do bairro Santa Tereza, também em Rio Grande da Serra, a qualidade da UPA define a escolha pelo atendimento. “Onde moro o atendimento é ruim e na maioria das vezes somos transferidos porque não tem o que precisamos na cidade”, reclama antes de concluir: “Já passei outras vezes por aqui. Acho que o que faz a diferença é a estrutura oferecida em Ribeirão Pires”.

Assim como as moradoras de Rio Grande, o paciente José Victor Filho, de 52 anos, morador do bairro das Palmeiras, em Suzano, também está satisfeito com o atendimento da UPA. “O atendimento foi rápido e o diagnóstico foi preciso. Não é a primeira vez que venho e da outra vez esperei apenas 40 minutos. Em Suzano, a espera ultrapassa 1 hora, Ribeirão Pires é a minha primeira opção”, afirmou.

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires mostram que apenas no primeiro semestre de 2015 mais de 60 mil pessoas foram atendidas na UPA.

Outro morador de Suzano, mas nascido em Uberlândia, João Augusto Barcelos, de 64 anos, ficou internado na UPA por conta de um início de infarto. “Estou sendo muito bem tratado desde quando entrei na emergência, aqui é muito melhor do que o serviço oferecido na minha cidade. A equipe daqui é maravilhosa e o médico tem acompanhado bem de perto meu caso, me sinto seguro”, afirma o paciente. “Fui funcionário público e percebo que o atendimento daqui é incrível”, conclui.

CEI – Apensar do grau de satisfação de quem vem de fora, na cidade a situação toma rumo diferente. A imprensa local tem pressionado os vereadores de oposição a abrirem uma Comissão Especial de Inquérito para apurar supostos casos de ingerência na Saúde. Faltando apenas um voto, o projeto ainda não foi emplacado por falta de requerimento, projeto ou documento que justifique a abertura da CEI.

Compartilhe

Comente

Leia também