Na última quinta-feira, Ribeirão Pires figurou entre as 50 melhores cidades do Brasil. A classificação foi divulgada pela consultoria Austin Rating, agência de pesquisa internacional que realizou levantamento encomendado pela revista IstoÉ em preparação para a publicação do Anuário das 100 melhores Cidades do Brasil. Segundo os organizadores, foram avaliados cerca de 500 indicadores que foram agrupados em quatro pilares principais: Fiscal, Econômico, Social e Digital.
Dos 5.565 municípios avaliados Ribeirão Pires foi classificado como a 40ª melhor cidade do país. Na região do Grande ABC, apenas São Caetano do Sul obteve melhor classificação. No ranking, a cidade também se destaca na 21ª posição na categoria “Indicadores Digitais – Acesso Digital ao Conhecimento”.
Segundo os autores do estudo tal levantamento serve para “medir a competência dos prefeitos”, além de “servir de exemplo e inspiração para as gestões públicas de todo país”.
O prefeito Saulo Benevides participou da solenidade de entrega dos prêmios aos 100 melhores municípios e considera a conquista como termômetro de avaliação do governo. “A Austin Rating é reconhecida por sua credibilidade internacional. Esses dados mostram o quanto estamos trabalhando para dar ao cidadão de Ribeirão Pires toda a estrutura para trabalhar e viver bem. Nesse primeiro estudo alcançamos a posição 40 e agora vamos trabalhar para que no ano que vem a gente fique entre os 10 melhores municípios do Brasil”, destacou o prefeito.
Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três, responsável pela publicação da Revista IstoÉ, disse que a iniciativa é inspirar as cidades e promover a divulgação dos casos de sucesso. “Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o país”, disse.
Metodologia da pesquisa – Nos últimos seis meses a consultoria Austin Rating coletou e cruzou dados de todos os municípios com o objetivo de identificar ações que transformam o discurso das campanhas em práticas de sucesso. Foram escolhidos quatro pilares fundamentais para espelhar o trabalho realizado em cada cidade, revelando o bom desempenho de políticas públicas. “Esse estudo é inédito tanto pela amplitude das cidades pesquisadas quanto pela variedade dos indicadores que são analisados”, disse Alex Agostini, o responsável pela coleta e análise dos dados na Austin Rating.