Na última quinta-feira (10), o prefeito Saulo Benevides (PMDB) compareceu em evento no Palácio dos Bandeirantes para assinar o convênio do Programa Via Rápida, do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo.
A assinatura corresponde ao segundo módulo do Sistema Via Rápida Empresa que libera serviços da Junta Comercial pela internet para empresas do tipo limitada (LTDA), o que facilita principalmente o trabalho de profissionais de Contabilidade, que não precisarão comparecer à Junta Comercial de Santo André para a realização de diversos serviços. Agora, boa parte dos serviços que antes tinham prazo de emissão de até 20 dias, serão retirados em 36 horas, a partir da próxima segunda-feira (14), pelo portal do Sistema Via Rápida Sistema (www.jucesp.sp.gov.br/vre/).
Desde junho de 2014, a Prefeitura de Ribeirão Pires integra o Módulo Estadual de Licenciamento do Via Rápida Empresa. O município é o 45º a aderir ao programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, desde 2013 foram abertos 2.700 novos CNPJ’s.
Com o sistema, os processos de abertura ou alteração de empresas são facilitados. Por meio de acesso ao site do Via Rápida Empresa, o empresário ou pessoa que representa a empresa, realiza a abertura e legalização de seu empreendimento. O programa oferece serviços de consulta prévia para viabilidade de localização, registro empresarial, licenciamento de atividades e inscrições tributárias, grande parte no ambiente online, sem o comparecimento aos órgãos públicos responsáveis.
O sistema utiliza certificação digital para o envio da documentação da empresa e reduz o número de procedimentos para abertura e licenciamento.