O cão Cubinho, o contestador pacifista que ilustra as tirinhas do Jornal Mais Notícias está completando 40 anos em 2015. Criado pelo cartunista sul-são-caetanense Mario Mastrotti, é tema de uma exposição organizada pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.
A mostra Cubinho: 40 anos da tirinha de Mario Mastrotti, apresenta uma retrospectiva da produção da tirinha no decorrer de suas quatro décadas de publicação. Abordando temas como filosofia, política, meio ambiente, direitos humanos e sociais, Cubinho já tratou de assuntos polêmicos como a ditadura militar e a redemocratização do país na década de 1980, mas sempre com toques de leveza e bom humor.
Olhando para trás, Mastrotti relembra a origem do personagem: “Quando comecei, tinha 15 anos, agora tenho 55. Às vezes eu nem me dou conta ao ver que o personagem ainda tem o que dizer e continua dizendo muito nos vários locais onde ele é publicado”, explica Mastrotti, antes de ressaltar que “é revigorante ainda ver o feedback das pessoas que acompanham o trabalho”.
Sobre a mostra, ele afirmou que “essa coletânea é um recorte que mostra as temáticas que o personagem abordou, desde a ecologia e a política até a reflexão quanto a ética e cidadania, com a luta por uma sociedade com mais qualidade de vida”.
A visitação da mostra é gratuita e segue até o dia 2 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h no Espaço Cultural Casa de Vidro, que fica na Praça do Professor (altura do número 1111 da Av. Goiás, em São Caetano). O agendamento de visitas pode ser feito pelo telefone 4223-4780.
Encontro – No dia 12 de setembro (sábado), a partir das 14h, a Fundação Pró-Memória vai promover um encontro com o cartunista Mario Mastrotti, que falará sobre sua trajetória e a do personagem Cubinho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email [email protected] ou ainda pelo telefone 4223-4780.