“Agora estamos nos sentindo dignos, porque até então não existíamos”. Esta frase, dita por Thiago Cordeiro, morador da região conhecida como Morro do Careca há 15 anos, resume muito bem o quão importante foi, para eles, ver a chegada da iluminação pública, da água e do esgoto ao local. Os moradores da comunidade, que fica na divisa entre Ribeirão Pires e Mauá, eram excluídos de direitos fundamentais a um cidadão, como o de ter CEP em suas ruas para receber correspondências, algo que, após mais de 20 anos de espera, se concretizou na última segunda.
Agora, o local é oficialmente um bairro, denominado Nova Aliança, passando a existir legalmente. Local de difícil acesso, está passando por diversas transformações. Em meio às ruas de terra batida já se vê sinais da chegada do saneamento básico, como as tampas de boca de lobo. Agora, as ruas têm nome e placas. “Agora, há dignidade”.
“Vemos que o prefeito teve a hombridade de fazer algo pela gente. Foi o único que teve a boa vontade de ver o que estávamos passando. Ficamos um pouco com pé atrás ao falar de políticos. Mas, nesse caso em especial, o Saulo está sendo o prefeito que fez algo por nós. Depois de tantos anos, estamos vendo acontecer. Para quem sofre e tem seu sofrimento atenuado é uma satisfação, uma alegria. Só temos que agradecer”.
Na última segunda-feira à noite, o prefeito Saulo Benevides esteve no local para a cerimônia de entrega das nomenclaturas e dos serviços que foram, enfim viabilizados. Sob os atentos olhares dos moradores que lotaram o palanque montado na Rua das Rosas e, pela primeira vez viam os postes iluminados, o prefeito, acompanhado de lideranças do bairro, vereadores e secretários, ressaltou que “mesmo em um momento de crise, a Administração está conseguindo trazer recursos para Ribeirão Pires” e que trabalha pela melhoria da população “fazendo com que as pessoas trabalhem na cidade”. A seguir, Saulo falou sobre os benefícios para o bairro: “dignidade é trazer iluminação pública para vocês. Tenho certeza que muitos pais de família aqui saem para levar seus filhos, suas esposas no ponto de ônibus. Estamos trazendo água encanada. É o mínimo que um ser humano tem que ter. Era um absurdo não ter CEP aqui. E, junto com a água e o esgoto, nós trouxemos. Tudo isso é dignidade para vocês”. Sob aplausos, o Prefeito ainda afirmou que, em alguns meses, também será feita a pavimentação da via.
Ele concluiu ressaltando o nome oficial que dá orgulho aos moradores: “não é mais Morro do Careca. Agora é Nova Aliança!”