Na manhã de ontem, foi lançado oficialmente o Cartão do Servidor, benefício que a Prefeitura de Ribeirão Pires implantou em substituição a Cesta Básica. Administrado pelo Sistema ACCrédito, consiste em um sistema similar ao usado pelos tradicionais vales alimentação, transporte e refeição, no qual a empresa deposita previamente um valor que será utilizado pelo trabalhador no estabelecimento de sua escolha.
No caso do sistema implantado na Pérola da Serra, os créditos poderão ser utilizados apenas em estabelecimentos da cidade, cadastrados junto a ACIARP (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires) para a compra de produtos com livre escolha, seja do ramo alimentício ou não, com a possibilidade de um complemento por parte do servidor que pode pagar uma parte com o cartão servidor e o restante com outro meio de pagamento, por exemplo. Hoje, já estão cadastrados restaurantes, lojas de roupas, mercados, açougues e até mesmo um distribuidor de gás. Mais comércios devem ser anunciados nos próximos dias e não é preciso ser associado à ACIARP para participar do sistema. Os cerca de 4.400 cartões receberão um crédito mensal de R$ 103 que, caso não seja utilizado, se acumula para os meses subsequentes.
“É um projeto muito bom e que permitirá a injeção de aproximadamente R$ 500 mil na economia local, um valor que pode subir, já que os servidores certamente farão mais compras”, afirmou o presidente da ACIARP, Marcelo Menato.
Já o prefeito Saulo Benevides ressaltou que a introdução do benefício atende a uma de suas promessas de campanha e beneficia a cidade: “estamos valorizando o servidor público municipal, que foi uma de nossas bandeiras. Além disso, esse dinheiro que ficará na cidade, ajudando na enfrentar a crise e a reduzir a queda no consumo local”.
Segundo a Prefeitura, o Cartão Servidor está sendo distribuído a partir de hoje para todos os servidores, com prazo para término da distribuição em até sete dias e, na primeira semana de agosto, ele já estará carregado e apto ao uso.