Existem cada vez mais evidências de que a prática de atividades e exercícios físicos na terceira idade contribui significativamente para a qualidade de vida dos idosos. Os exercícios (se bem ministrados) contribuem para a manutenção de todas as capacidades e habilidades dos indivíduos que estão próximos ou se encontram na terceira idade, como: equilíbrio, velocidade, flexibilidade, mobilidade, agilidade e força.
Além disso, controla e previne doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, depressão, artrite, osteoporose, tendinite, etc.
Os benefícios não param, idosos que já praticam exercícios físicos são mais ativos, independentes, espontâneos e alegres; Vivem mais e melhor!!
Idosos não precisam ficar só na hidroginástica! É preciso SIM, realizar exercícios que contenham impacto, principalmente por causa da OSTEOPORESE, um dos vilões da terceira idade. O impacto ajuda na renovação dos ossos deixando-os mais fortes e diminuindo o risco de lesões. Ossos e músculos fortes e bem estruturados evitam as quedas e outras adversidades.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares (pressão alta), 10% nos casos de acidente vascular cerebral (AVC), doença respiratória crônica e distúrbios mentais e neurológicos (Alzaimer, Parkinson, etc).
Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar à adaptação a aposentadoria.
Nunca é tarde para começar, basta querer! Seja um adulto saudável para ser um idoso ativo!
Lembrando que para começar qualquer tipo de treinamento todos DEVEM ter autorização de um médico e acompanhamento de um profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA credenciado!
Até a próxima,
Juzz Ravasio – Personal Trainer
CREF: 06551-G/SP
Contato: [email protected]
Telefone: 11 9 5882-1367
Isntagram: @Madness_Con