Na última quinta-feira foi realizado em Ribeirão Pires o Desfile Cívico em comemoração aos 61 anos de emancipação político administrativa da cidade. Estiveram presentes autoridades locais e da região. Ao lado da primeira dama e Secretária de Política Comunitária Institucional, Michelle Benevides, da Secretária de Educação e vice-prefeita Leonice Moura, vereadores o prefeito Saulo Benevides acompanhou a apresentação das viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Escolas Municipais.
Dentre as apresentações, a dos Índios Caribocas chamou bastante atenção dos presentes, sendo uma das poucas onde não se ouvia gritos de manifestantes presentes ao evento.
O tema principal das apresentações não poderia fugir ao dilema vivido no país, com relação a crise hídrica instalada em vários Estados. São Paulo é um dos mais atingidos. Além da crise da falta d’água, as escolas também trabalharam sobre temas infantis, como contos da Disney. Bela Adormecida, Cinderela entre outros.
O novo Centro de Exposições e História da cidade, localizado ao lado do Paço Municipal recebeu uma exposição bastante especial durante o fim de semana. Vários ferreomodelistas estiveram com suas miniaturas no local, fascinando e tirando dúvidas sobre o hobby.
Entre eles, Carlos Pinto Jr., morador de Mauá, que expôs sua coleção de miniaturas de alta velocidade. “Não há registros, mas o pessoal do ‘meio’ anda dizendo que tenho a maior coleção de variedades em miniaturas de alta velocidade do Brasil”, comenta Carlos.
As miniaturas são tão parecidas com os modelos em escala real, que até mesmo maquinistas e assentos para passageiros foram cuidadosamente detalhados na confecção. “Tenho esse modelo italiano que é bem raro. No mundo inteiro apenas 2.500 unidades foram fabricadas”, destaca Carlos.