A construção de três novas creches de período integral em Ribeirão Pires deverá ampliar o acesso à Educação Infantil. A SEIT (Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia) em parceria com o Governo Estadual, está construindo uma creche no Jardim Sol Nascente – Ouro Fino – com capacidade para atender 120 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. A previsão de entrega da obra será ainda para o 1º semestre de 2015.
Em parceria com o Governo Federal, será iniciada este ano, a construção de outras duas creches, uma no Parque Aliança e outra no Rancho Alegre, em Ouro Fino. Segundo a Prefeitura, “para o Parque Aliança está prevista a construção da Creche tipo B com capacidade de atender 120 crianças”. Já no Rancho Alegre a escola terá capacidade de atender 60 crianças. Com as três novas escolas municipais a ampliação de novas vagas atenderá mais de 300 crianças.
]O prefeito Saulo Benevides afirma que o plano é atender toda a demanda por vagas. “Quando assumimos este governo tinha uma imensa fila de espera, hoje reduzimos a fila. Atendemos na rede mais de mil e oitocentas crianças de 0 a 3 anos em períodos parcial e integral. Ainda temos um total de 390 crianças que aguardam novas vagas na rede municipal de ensino, mas com as inaugurações este déficit tende cair. Nosso objetivo é zerar a fila”, explica.
A secretária de Educação disse que a meta é transformação cultural na vida dos alunos e transformação social na cidade. “Temos que atender rapidamente as necessidades da população, que é o nosso compromisso firmado com Ribeirão Pires e estamos avançando num dos setores mais importantes da sociedade que é a educação”, ressalta Leonice Moura.
Em 2014, a SEIT inaugurou uma creche no Jardim Caçula, atendendo hoje cerca de 60 crianças. Todas as novas unidades terão além das salas de aula, refeitório, ala administrativa, fraldário e outras dependências que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas e esportivas. A previsão de entrega dessas unidades é em 2016.
CEP – Ribeirão Pires foi a primeira cidade em todo estado a ser contemplada com uma unidade do Centro Educacional Paulista (CEP), novo modelo educacional da Secretaria da Educação do Estado. A unidade, uma conquista da SEIT, começará a ser construído ainda neste primeiro semestre e atenderá dois mil estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e funcionará em contra turno a escola formal. O projeto arquitetônico incluirá biblioteca, auditório multiuso, ambientes para oficinas interativas, espaço para alimentação e oficinas de culinária, área para plantio de hortas e quadra poliesportiva.