Defesa Civil lança projeto campanha Operação Verão Seguro

Na última terça-feira (02), na Câmara Municipal de Ribeirão Pires, foi lançada a Operação Verão Seguro, Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC 2014/2015. O programa vai até 15 de abril e tem como objetivo a redução de riscos e prevenir desastres relacionados às chuvas de verão, principalmente nas áreas de risco da cidade.

Neste ano a Defesa Civil realizou o mapeamento destas áreas de risco na cidade junto com o Plano Municipal de Redução de Riscos, realizada pelo IPT/SP (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que permitiu identificar os 33 casos de maior risco da cidade, realizar serviços específicos de acompanhamento e de remoções.

A Defesa Civil dispõe ainda de monitoramento através de pluviômetros do Cemaden.  Que em Ribeirão Pires conta com 14 estações de medição. Esses dados vão direto para o monitoramento de chuvas em nível nacional. Se houver um alto índice de chuva, o Cemaden emite alerta para a Defesa Civil.

 

site

O comandante da Defesa Civil, Miguel Luis Filho, destacou a importância do envolvimento de toda sociedade para prevenção de ocorrências.

“Estamos trabalhando muito com treinamento e ações preventivas como vistorias e limpeza de galerias, vistorias e podas/cortes de árvores com riscos iminentes e até a reforma e adaptação de uma ambulância que deve estar disponível em janeiro para auxiliar em casos de primeiros socorros. Esperamos que não sejam necessárias as ações de emergência, mas estamos preparados”, explica.

Durante o lançamento, a palestrante e agente da Defesa Civil, Dilza Leite Freire Miyamoto, destacou cuidados como cortes irregulares de barrancos, descarte de lixo, alerta para rachaduras em imóveis e movimentação de terra.

“Os registros em banco de dados apontam que o maior número de ocorrências, durante o período das chuvas de verão são de deslizamentos de talude. Há casos de enchentes e alagamentos que são atenuados com a limpeza e desassoreamento que é realizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana. Também existe o descarte correto do lixo – coleta domiciliar – pela Prefeitura e a reciclagem efetuada via Secretaria do Meio Ambiente”, fainaliza Miguel.

 

Compartilhe

Comente

Leia também