O Outubro Rosa é uma campanha que popularizou-se como um mês dedicado para conscientizar as pessoas sobre a importância do combate e prevenção ao Câncer de Mama. Já o mês de novembro adquiriu tom semelhante ao ser reconhecido como o Novembro Azul, ou seja, período especialmente voltado à prevenção ao combate do Câncer de Próstata. O movimento surgiu na Austrália e hoje é conhecido mundialmente.
Países como Brasil, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda adotaram a causa para chamar a atenção dos homens para a importância do exame de próstata, que infelizmente ainda é cercado de preconceito no universo masculino. O objetivo principal da campanha é mudar os hábitos e mostrar aos homens a importância de cuidar da saúde de maneira preventiva.
“O câncer de próstata é o tumor maligno não-cutâneo mais comum entre os homens sendo o segundo que mais causa mortes por câncer anualmente. Este ocorre quando há uma multiplicação exagerada e descontrolada das células da próstata”, explica Dr. Alexandre Rodrigues, urologista do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama de Santo André.
“A arma mais importante contra o câncer de próstata é o seu diagnóstico precoce, na maioria dos casos deste câncer não ocorre nenhum sintoma específico”, relatou urologista. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou que no ano de 2012 ocorreram mais de 60 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil.
O diagnóstico precoce é a arma mais importante. Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são altas. No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens. Em 2010, fez 12.778 vítimas. Entre as causas da doença estão excesso de peso, sedentarismo e também o consumo de comidas com muita gordura e açúcar que podem ajudar na evolução do câncer.
É fundamental que os homens com 45 anos ou mais sejam avaliados por um urologista. Mas infelizmente muitos homens ainda tem muito preconceito com o exame de toque retal que é realizada detectar a doença. Hoje também é possível detectar a doença através do exame de sangue chamado PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico), mas para um diagnostico final é imprescindível uma biopsia da próstata.
É essencial que o homem sempre faça um check-up de rotina. Por ser uma forma de prevenção da doença, o exame de sangue deve ser feito anualmente por homens acima de 45 para ver a dosagem do antígeno prostático e é claro não deixar de fazer o exame de próstata. Vergonha é não se prevenir.
O tratamento deste tumor depende das características do paciente e principalmente do estágio da doença. “Nos casos iniciais pode ser realizada a cirurgia (retirada de toda próstata), radioterapia ou braquiterapia (tipo de radioterapia realizada dentro da próstata) com altos índices de cura”, finaliza Dr. Alexandre.